Portugueses destacam-se no primeiro dia de competição

Os corredores portugueses evidenciaram-se nas provas de resistência do primeiro dia de competição do Troféu Internacional Artur Lopes, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Os ciclistas da Seleção Nacional ganharam as provas de madison, corrida por pontos e scratch na categoria de elite.

Iúri Leitão assumiu a sua faceta “Rei Midas”, transformando em medalha de ouro todas as competições em que participa. Na corrida por pontos, o vianense esteve autoritário. Foi o único corredor a dobrar o pelotão três vezes ao longo das 120 voltas (30 quilómetros) e triunfou com 80 pontos. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi aquele que mais se aproximou, somando 62 pontos. A vaga restante no pódio seria ocupada pelo mexicano Fernando Nava, com 49.

Na disciplina olímpica de madison, Iúri Leitão voltou ao lugar mais alto do pódio. Fê-lo na companhia de João Matias, com quem formou a dupla vencedora. Numa corrida equilibrada, em que nenhuma equipa conseguiu dobrar o pelotão, os portugueses estiveram bastante acima da média. Pontuaram em oito dos 12 sprints e fecharam as contas com 39 pontos, mais 14 do que os dinamarqueses Robin Skivild e Conrad Haugsted. Os mexicanos Ricardo Pena e Fernando Nava ficaram no terceiro posto, com 17 pontos. 

No setor feminino de elite o domínio também foi português, mas repartido. Daniela Campos impôs-se na corrida por pontos e Maria Martins foi a mais forte em scratch. A corrida por pontos colocou Daniela Campos num apertado duelo com a canadense Lily Plante (Altricks.com/Sprinteur Clube Feminin). Ambas dobraram o pelotão três vezes, mas a algarvia levou a melhor no conjunto dos oito sprints pontuáveis (80 voltas – 20 quilómetros).

Daniela Campos fechou a corrida com 71 pontos, mais cinco do que Lily Plante. As mexicanas colocaram-se nas posições imediatas, com 50 pontos somados a garantirem o terceiro posto a Maria Gaxiola.

O pelotão de scratch dividiu-se em dois grandes grupos. Na frente ficaram as oito mais fortes da competição, entre as quais as portuguesas Daniela Campos e Maria Martins. A algarvia viria a ser a oitava classificada, mas a ribatejana bateu toda a concorrência para conquistar a vitória. Teve a companhia de duas espanholas no pódio. Ao serviço da equipa nacional, Eukene Larrarte foi a segunda, enquanto Laura Rodríguez (GN6 Track Cycling Team) fechou os lugares de honra.

A competição internacional deste sábado contou ainda, na categoria de elite, com a velocidade individual masculina. O polaco Mateusz Rudyk (Lubekskie Perla Polski Team) chegou invicto à final. Foi o mais rápido nos 200 metros de qualificação e venceu todas as corridas até chegar à decisão. O italiano Stefano Morto foi segundo nos 200 metros cronometrados – batido por Rudyk – mas depois superou todos os rivais até ao duelo final com o polaco.

Na luta pelo primeiro lugar, Mateusz Rudyk não deu a menor hipótese, mantendo a invencibilidade ao longo de toda a jornada de sábado. Stefano Moro teve de contentar-se com a segunda posição e o espanhol José Moreno foi o terceiro.  

Entre as mais jovens, disputou-se hoje o scratch para juniores femininas, que teve apenas três concorrentes. Venceu a turca Buse Ertekin, seguida pela portuguesa Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) e pela compatriota Lydia Turan.

O Troféu Internacional Artur Lopes continua neste domingo, sempre com entrada livre para os adeptos. As provas começam às 10h00 e vão disputar-se corridas de omnium e keirin na categoria de elite, assim como a corrida por pontos para juniores femininas.

Ciclismo + TV