Ivo Oliveira e Maria Martins superiores no omnium

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Maria Martins venceram hoje as provas de omnium do Troféu Internacional Artur Lopes, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Ainda no âmbito das disciplinas olímpicas, o polaco Mateusz Rudyk impôs-se em Keirin.

A competição masculina de omnium foi uma luta entre portugueses e espanhóis, com Ivo Oliveira e Iúri Leitão a terem concorrência de Erik Martorell. Só que uma eliminação mal conseguida, deixou o espanhol em clara desvantagem para a corrida por pontos.

À entrada para a prova decisiva, Ivo Oliveira comandava, com Iúri Leitão no segundo lugar. Martorell entrou na corrida por pontos no 10.º lugar. A corrida por pontos foi controlada por Ivo Oliveira e por Iúri Leitão, que ganharam, cada um, duas voltas ao pelotão, além de pontuarem em vários sprints.

Ivo Oliveira fechou a prova com 162 pontos, mais nove do que o compatriota. Erik Martorell também dobrou o grupo várias vezes e regressou aos lugares de pódio, terminando na terceira posição, com 128 pontos.

No setor feminino, Maria Martins teve forte oposição de Eukene Larrarte e Eva Anguela. As três entraram por estar ordem na corrida por pontos, com a portuguesa a dispor de mais dois pontos do que Larrarte e mais 14 do que Anguela.

Na prova de todas as decisões, na qual nenhuma corredora conseguiu dobrar o pelotão, Maria Martins consolidou o primeiro lugar. Fechando a competição com 126 pontos. Seguiu-se Eukene Larrarte, com 119, e Eva Anguela, com 105. 

O Velódromo Nacional também recebeu assistiu à disputa de uma disciplina olímpica da família da velocidade, o keirin. O mais veloz foi o polaco Mateusz Rudyk, que seria acompanhado no pódio por dois italianos, Stefano Moro e Stefano Minuto, segundo e terceiro, respetivamente.

A corrida por pontos para juniores femininas teve as mesmas participantes que ontem competiram em scratch, que se classificaram pela mesma ordem. Venceu a turca Buse Ertekin, seguida pela portuguesa Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) e pela compatriota Lydia Turan.

Ciclismo + TV