Ataque à qualificação Olímpica passa por Hong Kong

A qualificação do ciclismo de pista português para os Jogos Olímpicos de Paris passa, no próximo fim de semana, pela segunda ronda da Taça das Nações, que irá realizar-se em Hong Kong.

Portugal tem o apuramento bem encaminhado no madison (e, por arrasto, no omnium) masculino, mas também no omnium feminino. Estas serão as disciplinas prioritárias na incursão pela Ásia.

Iúri Leitão será o representante de Portugal no omnium, disciplina em que é campeão mundial. O vianense fará ainda dupla com João Matias no madison. Maria Martins irá competir no omnium feminino.

“Estamos na fase final do processo de qualificação para Paris 2024. Essa é a prioridade e o objetivo é pontuarmos o máximo possível para os rankings Olímpicos de omnium e Madison, assim como dar continuidade ao processo de trabalho específico e de desenvolvimento do rendimento dos atletas”, esclarece o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Ainda não está decidido se Portugal irá marcar presença nas provas de eliminação. Se o fizer, os representantes nacionais serão Maria Martins e João Matias. As corridas de eliminação realizam-se na sexta-feira.

As competições de omnium e de Madison estão marcadas para sábado e domingo. O concurso masculino de omnium terminará cerca das 13h20 de sábado. No dia seguinte, o m11h35adison masculino decorre entre as 9h00 e as 10h00, ao passo que o omnium feminino se prolonga até às 11h35.

Ciclismo + TV