Regressa o Ciclismo Internacional e começa a Época Feminina na Estrada

O ciclismo internacional está de regresso ao calendário nacional de ciclismo, com duas provas internacionais a terem lugar no próximo fim de semana: a Clássica da Arrábida e a 1.ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano. A estas, junta-se o início da época feminina, de juniores e de cadetes, na estrada.

A Clássica da Arrábida vai voltar a trazer o pelotão internacional às estradas da região no dia 17 de março (domingo). Na sétima edição, a corrida inscrita no calendário da União Ciclista Internacional (UCI) terá partida em Setúbal (11h45), passagem em Sesimbra e chegada em Palmela (15h43), num total de 175,1 quilómetros, marcados por três prémios de montanha – Alto da Serra (km 129), Sesimbra (km 141,8) e Alto das Necessidades (km 164).

O pelotão da sétima edição da Clássica da Arrábida vai contar com a presença de 16 equipas, doze portuguesas – as nove equipas continentais e as três melhores equipas nacionais de clube do ranking – e quatro estrangeiras – a ProTeam Caja Rural-Seguros RGA (Espanha) e as continentais Iles Baleares Arabay Cycling (Espanha), Lubelski Perla Polski (Polónia) e Team Storck-Metropol Cycling (Alemanha).

Também no domingo, terá início a Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano, no concelho de Seia, Serra da Estrela. A primeira prova pontuável da Taça vai decorrer no Bike Park de Vila Cova à Coelheira, numa pista com 1,63 quilómetros e uma descida acumulada de 270 metros. Após um sábado marcado pelos treinos das várias categorias, a competição terá início no domingo, às 9h45, com a qualificação, estando a final agendada para as 12h30.

A prova é pontuável para o ranking UCI, pelo que atrai alguns dos principais nomes do Downhill mundial. A lista de inscritos inclui atletas masculinos como Loïc Bruni e Loris Vergier, os dois primeiros classificados do ranking UCI, ou Finn Iles, e atletas femininas como Marine Cabirou, Lisa Baumann, Veronika Widmann ou Mille Johnset.

O próximo fim de semana marca ainda o início da época feminina na estrada, com a primeira Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, em Cantanhede. No domingo, o pelotão feminino partirá do Parque da Pena, às 9h30, com destino à meta, junto à biblioteca municipal de Cantanhede, com chegada prevista para as 11h41. As elites e sub-23 vão percorrer um total de 79,1 quilómetros, as juniores e masters 30 e 40 um total de 59,6 quilómetros, e as cadetes e masters 50 e 60 um total de 40,1 quilómetros.

No sábado será a vez dos juniores darem início à época, com a Prova de Abertura, no Prémio Cidade de Fafe e Campeonato do Minho. O percurso de 90 quilómetros terá partida e chegada em Fafe, na Praça 25 de Abril, às 14h55 e às 17h18, respetivamente.

O fim de semana só ficará completo com a Prova de Abertura de Cadetes, na Volta ao Concelho de Cantanhede, no domingo. Com partida nos Covões, às 13h, e chegada em Cantanhede, prevista para as 17h05, o percurso terá um total de 75,3 quilómetros, passando por todas as freguesias do concelho de Cantanhede.

Mais eventos oficiais:
16 de março: I Taça do Algarve XCO, Amoreiras-Gare, Odemira
16 de março: Troféu Resistências Beirão 2024 – #2 Vila Nova de Paiva
16 de março: 3 Horas Resistência ACDSM Brufe, Vila Nova de Famalicão
16 e 17 de março: 16ª Volta ao Concelho de Almodôvar, Beja
17 de março: 2ª Taça Regional XCM, Arganil
17 de março: 1ª Taça da Madeira de XCO – Chão das Aboboreiras, Santo da Serra, Santa Cruz
17 de março: 1ª Prova Taça Regional XCM da ARCVT – Rota Pastel de Chaves, Chaves
17 de março: XCO#2 Faial/Pico 2024, Faial
17 de março: XCO#2 Terceira 2024, Terceira
16 de março: Encontro Inter-Regional – Zona B, Algarve
17 de março: Encontro Inter-Regional – Zona A, Porto
17 de março: Eurobec Granfondo, Elvas
17 de março: BTT Trilho dos Moinhos, Barcelos
17 de março: Passeio BTT Mundão 2024 , Mundão, Viseu
17 de março: Maratona da Carvoeira – Rota dos Baloiços, Mafra
17 de março: 16º Passeio de BTT – Por Vales e Montes da Charneca Gloriana, Glória do Ribatejo
17 de março: XI Eurocidade BTT, Valença

Ciclismo + TV