Maria Martins sétima na eliminação em Hong Kong

A Seleção Nacional de Pista iniciou esta sexta-feira a participação na segunda ronda da Taça das Nações, em Hong Kong, com as provas de eliminação. Maria Martins esteve em destaque, com um sétimo lugar na prova feminina, ao passo que João Matias foi 12.º na masculina.

João Matias foi o primeiro a entrar em competição, às 19h locais (11h em Portugal), na prova masculina de eliminação. O ciclista português terminou em 12.º lugar, numa corrida que acabou por sorrir ao britânico William Perrett. Jules Hesters (Bélgica) e Graeme Frislie (Austrália) fecharam o pódio, por esta ordem.

Maria Martins competiu mais tarde, às 21h locais (13h em Portugal), e esteve em bom plano. A jovem lusa conseguiu ficar entre as sete primeiras, tendo apenas sido eliminada na fase final da corrida. O ouro ficou para a japonesa Yumi Kajihara, a prata para a norueguesa Anita Stenberg e o bronze para a mexicana Yareli Acevedo. 


“A corrida de eliminação é sempre uma prova de elevado risco de acidentes. Conscientes disso, procurámos correr o mais seguro possível, não forçando situações mais difíceis, e permanecer em prova tanto quanto possível. Isso foi conseguido por ambos”
, começou por explicar Gabriel Mendes.

“Até poderíamos ter progredido ainda mais, mas detalhes técnicos e táticos durante a competição levaram à eliminação. Estou satisfeito com desempenho do João Matias e da Maria Martins. Ambos fizeram uma boa prova e cumpriram os objetivos estabelecidos”, concluiu o selecionador nacional.

Este sábado, será a vez de Iúri Leitão competir no concurso de omnium. A prova vai decorrer ao longo do dia, estando a última corrida prevista terminar às 13h20 de Portugal. No domingo, a Seleção Nacional irá disputar as provas de madison masculino (entre as 9h e as 10h) e omnium feminino (deve prolongar-se até às 11h35).

Pode acompanhar as provas em direto em https://myworldofcycling.com/ e consultar o live timing e os resultados em https://www.uci.org/.

Ciclismo + TV