Ana Caramelo mais forte em Cantanhede

Ana Caramelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team) é a primeira comandante da Taça de Portugal Feminina na categoria de elite, depois de hoje ter vencido, em Cantanhede, a primeira prova pontuável para o troféu.

As corredoras de elite e sub-23 completaram 79,1 quilómetros. Foi uma prova em que duas ciclistas acabaram por destacar-se, Ana Caramelo e Angy Deneska Luna (Tavira/Extremosul/SC Farense).

Na fase final, a portuguesa revelou-se mais forte e cortou a meta em solitário. A venezuelana teve de contentar-se com o lugar imediato, a 6 segundos. A ucraniana Kateryna Velychko, colega de equipa da vencedora, foi a terceira classificada, a 49 segundos.

Entre as sub-23, que cumpriram a mesma distância, impôs-se a russa Inna Abaidullina (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team), a mais rápida das oito ciclistas que discutiram o triunfo nesta categoria. Seguiram-se a argentina Julieta Benedetti (Maiatos) e Nádia Henriques (Vertentability Cycling Team).

Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling/Vesam) foi a melhor júnior ao cabo dos 59,6 quilómetros de corrida. Com o mesmo tempo posicionaram-se Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) e Maria Marques (Tavira/Extremosul/SC Farense), segunda e terceira, respetivamente.

À semelhança das provas de sub-23 e de juniores, também os 40,1 quilómetros das cadetes acabaram por decidir-se ao sprint. Mariana Resende (Tavira/Extremosul/SC Farense) impôs-se diante de Maria Coimbra (Maiatos) e de Eva Emídio (Tavira/Extremosul/SC Farense).

Entre as veteranas os triunfos foram alcançados pela master 30 Karina Sousa (CDASJ/Cycling Team/Município de Albufeira), pela masters 40 Irina Coelho, da mesma equipa, pela master 50 Filomena Gomes e pela master 60 Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team).  

Por equipas triunfou a Matos Mobility/Flexaco Cycling Team.

Ciclismo + TV