O português Iúri Leitão foi ontem o sexto classificado no concurso de omnium da etapa de Hong Kong da Taça das Nações de Pista.
O campeão mundial desta disciplina olímpica fez uma prova em crescendo até à terceira das quatro corridas pontuáveis. Iúri Leitão começou com um sexto lugar em scratch, melhorou uma posição na corrida tempo e venceu a prova de eliminação.
Este arranque de concurso permitiu ao vianense chegar à corrida por pontos, última e decisiva prova pontuável, na terceira posição.
Nos 25 quilómetros (100 voltas) da corrida final, Iúri Leitão dobrou uma vez o pelotão e somou mais um ponto num dos dez sprints. Acabou por fechar o concurso de omnium com 123 pontos, o que lhe valeria a sexta posição final.
Provando-se que a corrida por pontos pode revolucionar completamente a classificação, o neozelandês Aaron Gate entrou na prova final no sexto lugar da classificação, mas, com uma corrida por pontos quase perfeita, levaria a medalha de ouro. Gate deu três voltas ao pelotão e pontuou em três sprints, finalizando com 144 pontos.
O francês Oscar Nilsson Julien comandou desde o Scratch, mas teve de contentar-se com o segundo posto, apenas a um ponto do vencedor. No terceiro lugar ficou o japonês Naoki Kojima, com 133 pontos.
“O Iúri fez um bom programa de omnium, deu o seu melhor. Não foi possível manter o lugar de pódio, mas fizemos um.muito bom lugar, cumprindo plenamente os objetivos, num concurso exigente e com muita qualidade competitiva”, considera o selecionador nacional, Gabriel Mendes.