Joseba López conquista Clássica da Arrábida

O espanhol Joseba López (Caja Rural-Seguros RGA) deu hoje continuidade ao domínio da Caja Rural-Seguros RGA na Clássica da Arrábida, vencendo a edição de 2024 da prova, naquele que foi o terceiro triunfo consecutivo da equipa na corrida que une os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

A sétima edição da Clássica da Arrábida ligou hoje Setúbal e Palmela, num percurso de 175,1 quilómetros que os corredores fizeram questão de percorrer a grande velocidade. Com mais de 48 quilómetros percorridos na primeira hora, um quarteto conseguiu escapar ao pelotão pouco antes de ultrapassados os primeiros 60 minutos de prova. 

Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Duarte Mixão (Kelly-Simoldes-UDO), Julian Kot (Lubelskie Perla Polski) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) arriscaram e tiveram cerca de oito minutos de vantagem sobre o pelotão.

No grupo principal soaram as campainhas de alarme e as equipas Caja Rural-Seguros RGA e Efapel Cycling tiveram de colocar o peito ao vento para fazerem a aproximação à frente de corrida.

A segunda das três montanhas do dia, em Sesimbra, deixou os fugitivos à vista e promoveu várias movimentações no pelotão. Num desses ataques, saltaram para a frente Joseba López (Caja Rural-Seguros RGA), Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Joaquim Silva (Efapel Cycling) e Mathias Bregnhoj (Sabgal-Anicolor).

Este novo quarteto aproveitou a maior frescura relativamente ao escapados da fuga original e destacou-se na cabeça de corrida. O pelotão não teve capacidade de recuperar e a Clássica decidiu-se a quatro. 

A reta da meta, numa subida de 300 metros com grande inclinação, colocou à prova a força do quarteto. Joseba López foi o melhor, seguido por Alexandre Montez e por Mathias Bregnhoj. Todos, assim como Joaquim Silva, quarto classificado, gastaram 4h04m59s (média de 42,885 km/h). O pelotão chegaria 23 segundos mais tarde.

“É uma vitória muito especial, porque é a minha primeira como profissional e é a centésima vitória da equipa. Controlámos bem a fuga. A subida de Sesimbra subiu-se a muita velocidade, produzindo-se vários cortes. Por sorte, estive na movimentação certa. Confiava na vitória, mas o topo final fez-se muito longo. Felizmente, era o que tinha mais forças e consegui ser o primeiro na meta”, descreve Joseba López.

A Caja Rural-Seguros RGA também triunfou por equipas. Alexandre Montez foi o melhor jovem e Diogo Narciso aproveitou a fuga para vencer a classificação da montanha.

Ciclismo + TV