Bruna Gonçalves 19.ª na Taça de Espanha

A Seleção Nacional Feminina competiu este domingo no Gran Premio Cidade de Pontevedra, terceira prova pontuável da Taça de Espanha Feminina, nas categorias de cadetes e juniores. Bruna Gonçalves destacou-se com o 19.º lugar, o melhor resultado entre as oito representantes lusas.

Portugal contou com cinco representantes na prova de juniores, que correram com as masters uma tirada de 65,4 quilómetros, marcada pela subida ao Alto de Portliña, a 11 quilómetros da meta. Bruna Gonçalves, 19.ª,  foi a mais bem classificada, tendo chegado com o mesmo tempo da melhor júnior em prova, 1h49m42s, e a 1m06s da master 40 que cruzou a meta isolada.

Também integradas no pelotão de juniores femininas, com o mesmo tempo, chegaram Daniela Simão, 41.ª classificada, e Emília Baía, 48.ª. Raquel Dias, que foi afetada por um furo, chegou em 61.ª, a 1m53 da melhor júnior e a 2m59 da vencedora. Já Maria Constança Marques sofreu uma queda na fase inicial da corrida e, depois de ter trocado de bicicleta por duas vezes e tentado reintegrar o pelotão, foi forçada a abandonar a prova.

“A Maria Constança Marques caiu logo no início. Ainda terminou a primeira volta, mas teve de abandonar. A Raquel Dais furou, mas mudámos a roda, alcançou o grupo e aguentou até perto do final, tendo chegado ligeiramente descolada. As restantes três atletas entraram no pelotão principal e chegaram no grupo da cabeça da corrida. Estiveram muito bem na subida. A Bruno Gonçalves foi uma boa surpresa e as restantes mantiveram o bom rendimento habitual”, explicou o selecionador nacional.

Na prova de cadetes, um percurso de 44,2 quilómetros, também marcado pela subida ao Alto de Porteliña, Carolina Namora foi a melhor das representantes da Seleção Nacional, tendo chegado em 50.ª, a 1m15s. Jéssica Oliveira chegou pouco depois, em 53.ª, a 2m35s, e Bruna Carmo foi 63.ª, a 3m12s.

“Houve muitas quedas na corrida de cadetes, mas tivemos sorte e escapámos. As nossas atletas rolaram com o pelotão e terminaram próximas. Foi a primeira experiência de algumas delas na seleção, mas estiveram bem posicionadas na corrida, enfrentaram bem a montanha e chegaram bem”, analisou José Luís Algarra, que fez um balanço positivo da participação lusa.

Nota também para as duas jovens ciclistas portuguesas que foram a prova pelo Maiatos. Maria Coimbra foi 15.ª entre as cadetes, a 39 segundos, e Lara Ribeiro foi 57.ª entre as juniores e masters, a 15 segundos da melhor júnior e 1m21s da master que venceu a prova. Finalmente, na corrida de elite e sub-23, também participaram várias portuguesas, com destaque para Ana Caramelo (Matos Mobility), 10.ª classificada a três segundos do melhor tempo.

Ciclismo + TV