Lisa Baumann e Max Hartenstern vencem 2.ª Taça de Portugal de DHI

PARTILHJE

Lisa Baumann e Max Hartenstern venceram a segunda etapa da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano nas categorias elite, na Padela, e foram as figuras da prova internacional, que contou com mais de 200 inscritos, de 15 nacionalidades diferentes, e com alguns dos nomes principais do downhill mundial.

Na localidade do Carvoeiro, em Viana do Castelo, a suíça Lisa Baumann (Commencal Les Orres), sexta do ranking mundial, venceu a prova da elite feminina com um tempo de 2”34’66, menos 0,166 segundos que a britânica Mikayla Parton (BNC Racing) e menos 1,843 segundos que a francesa Lisa Bouladou (X1racing Commencal), líder entre as sub-23.

Já na elite masculina, o vencedor foi o alemão Max Hartenstern (CUBE Factory Racing), 24.º do ranking mundial, com 2”14’917, menos 0,343 segundos que o francês e campeão europeu Antoine Vidal (Commencal Enduro Team), e menos 0,557 segundos que o também francês Simon Chapelet (Cube Factory Racing), o melhor entre os sub-23. Tomás Barreiros (WILDBOYS/TOMAR Cidade Templária), 15.º, foi o português mais bem classificado.

No ranking da Taça de Portugal, ao fim de duas provas, Lisa Baumann segue líder na elite feminina, com 430 pontos, e Lisa Bouladou entre as sub-23, com 440. Na elite masculina, o número um do ranking é Max Hartenstern, com 305 pontos, enquanto Simon Chapelet lidera entre os sub-23.

Nas categorias mais jovens, destaque para Fynn Brands, que venceu em sub-19, ainda que Daniel Parfitt (BNC Racing) tenha mantido a liderança do ranking. Já em sub-17 masculinos, venceu Haglev Nicolai (Intense/Etnies/Hilx), que passou a liderar a Taça. Nota ainda para Juliano Oliveira (X1 Racing Commencal) e Gavrysh Andrew, que triunfaram em sub-15 e sub-13, respetivamente.

Em masters femininas, venceu Fátima Vida (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno), que competiu sem oposição, tal como António Rodrigues (Sporting Clube de Travancinha/Seia) em masters 60 masculinos. Ambos lideram os respetivos rankings.

Ainda em masters masculinos, Francisco Sousa (WILDBOYS / TOMAR Cidade Templária) venceu nos 30, Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing) nos 35, Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de São Brás) nos 50 e Francisco Batarda (MCF/Xdream/Município de São Brás) nos 55, sendo que todos lideram a Taça nas suas categorias. Por outro lado, em 40 e 45, venceram Pasqual Canals (St Andreu Barca Moto Clube) e José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira), respetivamente, mas os líderes do ranking são João Machado (CANIÇO RIDERS/BARRA4) e Ricardo Soares (BikeZone).

No ranking das equipas, apesar da Casa do Povo de Abrunheira ter estado em destaque nesta segunda prova, é a MCF/Xdream/Município de São Brás quem lidera, com 75 pontos.

Ciclismo + TV