Pelotão profissional compete nas Aldeias do Xisto

A edição de 2024 da Clássica Aldeias do Xisto realiza-se no dia 7 de abril, levando a magia do ciclismo profissional ao encontro de um território que tem vindo a afirmar-se como ideal também para a prática do turismo com bicicleta.

A corrida, juntando as nove equipas continentais portuguesas com as formações de clube, é a terceira de quatro provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Elite. Irá disputar-se entre as Aldeias do Xisto de Figueira, concelho de Proença-a-Nova, e de Sarzedas, concelho de Castelo Branco.

Nesta região não há como fugir aos traçados de orografia acidentada, mas os 152 quilómetros a percorrer no primeiro domingo de abril será dos menos montanhosos dos últimos anos, abrindo a possibilidade de sucesso a um leque mais alargado de corredores.

A partida acontece às 11h45, prevendo-se a chegada para cerca das 15h25. Pelo caminho estarão em disputa três prémios de montanha de terceira categoria: Portela do Fojo, ao quilómetro 76,8, Casal Novo (km 95,1) e Azenha de Cima (km 130).

A Clássica Aldeias do Xisto terá um papel importante na definição da classificação da Taça de Portugal. Após a disputa de duas provas, os mais bem colocados são Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), com 140 pontos, Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), com 135, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Pedro Pinto (Efapel Cycling), ambos com 105.

Entre os sub-23, o comandante da Taça é Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor), com 140 pontos, mais 15 do que os perseguidores diretos, João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).

O coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, lembra que a Clássica Aldeias do Xisto é “a única competição profissional que começa e acaba em aldeias, tirando partido das excelentes condições naturais e das infraestruturas existentes no território” que criam “uma forte cultura ligada à bicicleta”. Para Bruno Ramos, esta prova é, sobretudo, “a celebração do ciclismo, da superação desportiva e das paisagens montanhosas do centro do país”

A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin’Portugal, que afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

Ciclismo + TV