Abril de luta pela qualificação Olímpica no BTT e na Pista

A luta pela qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris continua em abril, com provas pontuáveis para o ranking de qualificação olímpica nas vertentes de Pista e BTT. No caso da Pista, será mesmo a última prova pontuável, uma vez que o ranking olímpico UCI 2022-2024 de cada disciplina ficará definido a 15 de abril.

A Seleção Nacional de Pista vai competir na terceira prova da Taça das Nações, entre 12 e 14 de abril, em Milton, no Canadá. O local é de boa memória para Portugal, uma vez que foi lá que a dupla formada por Ivo Oliveira e Iúri Leitão conquistou a medalha de ouro no Madison. Cerca de um ano depois, é também lá que a seleção orientada por Gabriel Mendes irá concluir o apuramento, muito bem encaminhado nas disciplinas de madison (masculino) e omnium (masculino e feminino). 

No caso do BTT, o ranking final da qualificação olímpica só ficará definido a 28 de maio, mas abril pode ser um mês importante, com várias provas pontuáveis. Desde logo, as duas primeiras provas da Taça do Mundo de XCO (cross-country olímpico), nas quais a Seleção Nacional vai competir. Ambas vão decorrer no Brasil, a primeira entre 12 e 14 de abril, em Mairipora, e a segunda entre 19 e 21 de abril, em Araxá, Minas Gerais. 

Em Portugal, também o calendário nacional será importante para estas contas, com quatro provas internacionais. As duas primeiras provas da Taça de Portugal de XCO – a primeira em Abrantes, a 7 de abril, e a segunda em Lousada, a 28 de abril – são pontuáveis para o ranking de qualificação olímpica, bem como o XCO Super Cup composto por 3 Provas de Categoria C2, a primeira em Ansião (14 de abril), a segunda em Mortágua (5 de Maio) e a terceira em Tougues a (19 de Maio) e o XCO Internacional de Vila Franca do Lima (25 de abril).

Para além da Taça do Mundo e das provas do calendário nacional, nota ainda para o Superprestigio MTB de Caparroso, prova internacional espanhola onde é esperada a participação de equipas e atletas portugueses.

A dois meses de fechar as contas, Portugal segue com a qualificação bem encaminhada no feminino.

Ciclismo + TV