Mauricio Moreira ataca de longe para vitória em solitário 

O uruguaio Mauricio Moreira (Sabgal-Anicolor) conquistou hoje a Clássica Aldeias do Xisto, graças a um ataque, quase a 60 quilómetros da meta, que lhe valeu o triunfo em solitário numa corrida de 152 quilómetros, disputada entre as aldeias da Figueira, em Proença-a-Nova, e de Sarzedas, Castelo Branco.

Numa das edições menos montanhosas desta Clássica, foi um grupo com alguns dos principais trepadores do pelotão nacional que se juntou em fuga ao quilómetro 24: Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), Samuel Blanco (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), Luís Fernandes (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Henrique Casimiro (Efapel Cycling), Frederico Figueiredo e Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor).

O pelotão manteve o grupo, durante muitos quilómetros, a menos de um minuto. No entanto, a força dos escapados acabaria por dar-lhes uma renda que, na primeira das três contagens de montanha, rondava os 2m30s. A perseguição cabia a duas equipas que foram surpreendidas e não conseguiram integrar a fuga: Rádio Popular-Paredes-Boavista e Aviludo-Louletano-Loulé Concelho.

Na segunda contagem de montanha, em Casal Novo, a cerca de 60 quilómetros da meta, o pelotão aproximou-se muito do sexteto em fuga, havendo cinco homens que fizeram a “ponte” para a cabeça de corrida. Entre eles estava Mauricio Moreira, que não esperou muito.

Ciclismo + TV