Seleção Nacional de Pista fecha qualificação olímpica no Canadá

A Seleção Nacional de Pista vai competir, entre amanhã e domingo (12 a 14 de abril), na terceira prova da Taça das Nações, que terá lugar em Milton, no Canadá, e será a última prova pontuável para o ranking de qualificação olímpica.

Iúri Leitão (omnium e madison), Ivo Oliveira (madison), Daniela Campos (omnium) e Maria Martins (eliminação) serão os representantes lusos na cidade canadiana, que é de boa memória para Portugal, uma vez que foi onde a dupla formada por Iúri e Ivo conquistou a medalha de ouro na disciplina de madison, em 2023.

“O nosso processo de qualificação, em termos de ranking, está consolidado tanto no feminino como no masculino. No caso feminino, é importante a participação da Daniela Campos no programa de omnium para garantir a sua elegibilidade. No caso masculino, vamos procurar desenvolver competências e testar processos competitivos”, destaca Gabriel Mendes.

“O objetivo é levarmos daqui os melhores resultados possíveis para Portugal e aumentarmos o nosso grau de competitividade. Este é o último evento com nível mundial antes dos Jogos Olímpicos e temos de o aproveitar para esse processo de trabalho de desenvolvimento e de preparação para Paris”, conclui o Selecionador Nacional de Pista.

A participação lusa na Taça das Nações terá início esta sexta-feira, com Maria Martins a entrar em prova na eliminação feminina, estando a final prevista para as 1h23 de Portugal Continental. No sábado, a será a vez de Iúri Leitão competir nas quatro provas do omnium – scratch (23h), corrida de ritmo (23h41), eliminação (00h47) e corrida por pontos (1h34).

No domingo, Iúri Leitão voltará à pista para disputar o madison, cuja final está agendada para as 22h.Pelo meio, Daniela Campos irá disputar o omnium feminino – scratch (21h), corrida de ritmo (21h40), eliminação (23h06) e corrida por pontos (23h53).

A terceira prova da Taça das Nações de Pista terá transmissão em https://myworldofcycling.com e no YouTube da UCI. Pode acompanhar o live timing e consultar os resultados em https://www.tissottiming.com.

Ciclismo + TV