Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa conquista a Taça

Francisco Campos (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense) venceu, este domingo, a quarta edição da Clássica de Viana, mas Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) foi segundo classificado e garantiu a conquista da Taça de Portugal de Elite 2024. 

O ciclista da APHotels & Resorts – Tavira – SC Farense completou os 136,4 quilómetros, que ligaram Vila Nova de Anha a Viana do Castelo, em 3h50m43s, com uma média de 42,49 km/h. Fábio Costa e Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) chegaram com o mesmo tempo e completaram o pódio por esta ordem.

A corrida ficou marcada por uma fuga de oito ciclistas – Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), André Carvalho (Sabgal-Anicolor), Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), German Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Rui Carvalho (Kelly-Simoldes-UDO) e Samuel Florez (Equipo Cortizo) – que durou praticamente até aos 15 quilómetros finais.

Na fase decisiva, a corrida partiu-se em vários grupos, com um pelotão reduzido, liderado pela ABTF Betão-Feirense, a assumir a frente. Houve várias tentativas de ataque nos últimos quilómetros, porém, sem sucesso. O triunfo seria disputado ao sprint na reta junto à Praia Norte de Viana do Castelo, onde Francisco Campos se destacou dos demais.

A Clássica de Viana foi a quarta e última prova pontuável da Taça de Portugal de Elite e Sub-23, que ficou decidida este domingo. Na elite, Fábio Costa garantiu o título, com 235 pontos. Francisco Campos, apesar da vitória, terminou no segundo lugar, com 230 pontos, e Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO), quarto na prova, fechou o pódio da Taça, com 180 pontos.

No ranking final da Taça de Portugal de sub-23, foi Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) a destacar-se, terminando na liderança, com 265 pontos. Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor) ficou em segundo lugar, com 250 pontos, e João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) em terceiro, com 200.

Ciclismo + TV