A jovem portuguesa Ana Santos terminou na 14.ª posição na prova feminina de sub-23 de XCO (cross-country olímpico) da primeira etapa da Taça do Mundo de XCO e XCC, em Mairiporã, no Brasil.
Ana Santos era 17.ª no final da primeira volta, mas conseguiu subir a 13.ª na segunda, passando para 14.º na volta seguinte, posição que segurou até ao final. Completou o percurso em 1h11m22s, mais 4m36s que a germânica Kira Böhm, que terminou na liderança.
“A Ana Santos conseguiu o seu melhor resultado em Taças do Mundo, o que significa que continua a fazer o seu trajeto de progressão sustentado. É também para isso que estamos cá, para a ajudar a dar passos firmes nesse processo. Este resultado foi excelente e abre boas perspetivas para o futuro”, analisa Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT.
Na corrida feminina de elite de XCO, ao serviço da sua equipa, esteve também a portuguesa Raquel Queirós, que terminou na 39.ª posição, a 8m53s da sueca Jenny Rissveds. A ciclista lusa também competiu na elite de XCC, este sábado, tendo terminado em 31.ª, a 1m23 da britânica Evie Richards.
Nota ainda para o jovem português João Cruz, que, este sábado e ao serviço do seu clube, foi 46.º na prova de XCO de sub-23 masculinos, a 8m14s do estadunidense Riley Amos.