O colombiano Samuel Flórez (Padronés Cortizo) venceu hoje o Circuito da Palmeira/Prémio Peixoto Alves, terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Esperanças, que é comandada por João Silva (Óbidos Cycling Team).
A prova de 110,5 quilómetros, com início e final na localidade bracarense da Palmeira, foi dominada pelos vizinhos galegos da formação Padronés Cortizo. Samuel Flórez e o colega de equipa Sebastián Calderón atacaram cedo e fizeram grande parte da corrida destacados do pelotão.
E foi assim que cortaram a meta. O colombiano na frente, com o cronómetro a registar 2h56m06s (média de 37,649 km/h), menos 4 segundos do que o tempo averbado ao costa-riquenho. O pelotão chegou totalmente fragmentado, mas ainda assim os corredores do Padronés Cortizo mostraram força, conseguindo também a terceira posição, através de Manuel Rodríguez, que gastou mais 2m29s do que o vencedor.
O primeiro corredor das equipas portuguesas foi russo Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team), quarto classificado, a 2m38s de Samuel Flórez. O melhor português, sexto na corrida minhota, foi João Silva. Com este resultado cimentou o comando da Taça, com 185 pontos, mais 30 do que Mark Kryuchkov e mais 40 do que Luis López (Padronés Cortizo).
A equipa galega também venceu por equipas e viu Sebastián Calderón ganhar a geral da montanha e Samuel Flórez ser o melhor nas metas volantes.
A Taça de Portugal de Esperanças junta os sub-23 e os juniores no mesmo pelotão. Entre os mais jovens destacou-se André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves), nono da classificação absoluta. Davi Alves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) foi o segundo melhor júnior e Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) fechou o pódio dos mais jovens.
A Taça de Portugal de Esperanças termina neste domingo, com a realização da Volta às Terras de Santa Maria/Troféu Fernando Mendes, que irá disputar-se na freguesia feirense de São João de Ver. A prova terá 117,2 quilómetros, com partida às 12h50 e chegada prevista para as 16h00.