O português João Cruz conquistou hoje a medalha de prata na prova de cross country olímpico (XCO) do Campeonato Mundial Universitário, disputada em São Carlos, Costa Rica.
A prova nem começou da melhor forma para João Cruz, que teve um mau arranque. No entanto, o ciclista português mostrou resiliência, trabalhando para recuperar posições e para se colocar em situação de discutir a corrida.
Conseguiu entrar no primeiro grupo, que perseguia o checo Jan Zatloukal, que atacara e seguia isolado. João Cruz iniciou ainda uma perseguição ao corredor da dianteira, mas não foi possível chegar à medalha de ouro, ficando com a de prata. O terceiro classificado foi o alemão Louis Krauss.
“Estou muito contente com este segundo lugar. Vinha com elevadas expectativas, depois de ontem ter feito uma boa corrida no XCE. Sabia que estava com boas pernas. Entrei com cabeça fria, analisando os adversários. Acabei por atacar e tentar chegar à frente da corrida. Mantive o segundo lugar, sempre a encurtar a diferença para a frente e a aumentar para os meus perseguidores”, conta João Cruz.