António Morgado (UAE Team Emirates) sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio na categoria de elite, impondo-se na prova de 32,4 quilómetros, disputada em Santa Maria da Feira.
O percurso, em redor do Europarque, era quase todo plano, endurecido por alguns pequenos topos e pelo vento. Estreando-se entre a elite, apesar de ainda poder competir em sub-23, António Morgado era uma das grandes incógnitas da tarde.
O corredor das Caldas da Rainha, todavia, não defraudou aqueles que lhe prognosticavam o triunfo. Foi o mais rápido em todos os pontos intermédios, embora com um desempenho desigual.
“O medidor de potência não devia estar bem calibrado. A meio da prova não estava a gostar dos números que estava a conseguir e decidi ir por sensações”, conta o novo campeão nacional. O testemunho parece bater certo com os registos nos pontos intermédios. António Morgado fez 13m12s no primeiro segmento de prova, registou 13m19s no segundo e “voou” em 13m01s no último troço, parando o cronómetro em 39’32”225.
Não se pense, contudo, que foi uma vitória fácil. Ivo Oliveira, colega de equipa de Morgado, deu luta ao segundo ao longo de todo o percurso, terminando na segunda posição, a 16,788 segundos. Rui Costa (EF Education-EasyPost) fez uma prova em crescendo, melhorando a cada setor do contrarrelógio, terminando na terceira posição, a 27,209s do vencedor. Foram os únicos três ciclistas a cumprir o percurso em menos de 40 minutos.
“Não estava à espera de ganhar, mas estou muito feliz. A última semana foi complicada, porque caí na Volta à Eslovénia e ainda estou cheio de dores no lado esquerdo do corpo, também um bocado constipado, mas agora vamos seguir em frente. No domingo iremos correr como equipa e faremos o nosso melhor”, afirma António Morgado, em resposta à pergunta sobre o que podemos esperar dele na prova de fundo para elite, no próximo domingo.
Correu-se também o Campeonato Nacional de Contrarrelógio em paraciclismo, tendo sido coroados 12 corredores:
Campeões Nacionais de Contrarrelógio – Paraciclismo
B: André Dias e Bernardo Magina
C2: Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo)
C3: Paulo Teixeira (Clube BTT Matosinhos)
C4: Ângelo Correia (Academia Efapel de Ciclismo)
C5: Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo)
D: João Marques
H1: Miguel Castro (Europcar Associação Salvador)
H2: Luís Jejum (Europcar Associação Salvador)
H3: João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão/Churrasqueira Guerreiro)
H4: Flávio Pacheco
H5 Masculino: Luís Costa
H5 Feminina: Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador)
O programa do Campeonato Nacional de Estrada prossegue, em Santa Maria da Feira, neste sábado. Às 9h30 será dada a partida para a prova de fundo feminina, integralmente disputada no circuito de 19,8 quilómetros, com início e final no Castelo da Feira. O pelotão de elite sub-23 vai completar 99 quilómetros (cinco voltas), as juniores vão percorrer 79,2 quilómetros (quatro voltas), enquanto as cadetes e as masters vão completar59,4 quilómetros (três voltas).
À tarde será a vez dos sub-23 masculinos, que partem às 15h30 para completar 144,3 quilómetros. Darão uma volta por várias freguesias de Santa Maria da Feira, com 45,3 quilómetros, antes de cumprirem cinco voltas completas ao circuito do Castelo.