Paulo Fernandes terminou a estreia no Campeonato do Mundo de Pista de Juniores, na madrugada e manhã deste domingo, em Luoyang, na China, com um 17.º lugar no omnium.
O ciclista português de 18 anos garantiu um lugar na final graças ao sétimo lugar conseguido na segunda manga de qualificação, na qual somou 20 pontos. Seguiu-se o scracth, em que foi 14.º, e a corrida de tempo, na qual foi 17.º, tendo depois sido 15.º na eliminação. Paulo Fernandes entrou na derradeira corrida por pontos em 17.º, com 34 pontos, posição e pontuação que manteve no final.
“O Paulo conseguir melhorar alguns aspetos do dia anterior e foi mais eficaz na qualificação para o omnium. No programa de omnium, esteve melhor nas provas de scratch e eliminação. Nas outras provas, conseguiu manter o ritmo do pelotão, mas revelou dificuldades em pontuar. Ainda está num processo de desenvolvimento e aprendizagem e, tendo em conta o grau de experiência e as competências que trazia, são normais as dificuldades sentidas neste Mundial de Juniores”, explica Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Pista.
Nas contas finais do programa de omnium, a medalha de ouro foi para o belga Matijs Van Strijthem, com 112 pontos, a prata para o estado-unidense Ashlin Barry, com 111, e o bronze para o australiano Alex Hewes, com 102.