Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) venceu ao sprint a primeira etapa do 33.º Grande Prémio JN/Leilosoc e assumiu a liderança da classificação geral. O venezuelano foi o mais rápido na chegada ao sprint em Albergaria-a-Velha.
Foto: Pedro Correia/JN
A história da tirada de 138,2 quilómetros, com partida e chegada em Albergaria-a-Velha, começou a escrever-se logo aos dois quilómetros, quando se formou a fuga do dia, com Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), João Siva (Óbidos Team), Pedro Crispim (Porminho Team Sub23) e Cristobal Ramirez (Technosylva Maglia Bembibre). O grupo ficou reduzido a três elementos depois de uma avaria ter afetado João Silva, mas a diferença para o pelotão não parou de aumentar, quilómetro após quilómetro.
A vantagem chegou a ser 5m45s, com 68 quilómetros percorridos, mas começou a baixar a partir daí, com a Efapel Cycling e a ABTF Betão-Feirense a assumirem as despesas da perseguição. Cristobal Ramirez ainda se isolou, já dentro dos 15 quilómetros finais, e foi o último resistente, porém, a fuga foi mesmo anulada a oito quilómetros da meta.
Apesar da tentativa de surpreender por parte de Ángel Sánchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Afonso Lopes (Porminho) a quatro quilómetros do fim, a etapa foi mesmo decidida ao sprint. Aí, Leangel Liñarez foi o mais forte, tendo cortado a meta à frente de Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), que completaram o pódio da etapa por esta ordem.
Na classificação geral, após somadas as bonificações, Liñarez lidera com dois segundos de vantagem sobre Daniel Dias e quatro sobre Tomás Contte. O venezuelano comanda ainda nos pontos e no combinado, enquanto Cristobal Ramirez é primeiro na montanha, Pedro Crispim nas metas volantes, João Silva na juventude e Daniel Dias nos pontos quentes e sprints especiais. A Rádio Popular-Paredes-Boavista lidera a classificação por equipas.
O pelotão profissional regressa à estrada esta segunda-feira para uma jornada de 151,8 quilómetros, com partida (12h) e chegada (15h53) em Vila Nova de Gaia.