Um pelotão de 139 corredores, representando 20 equipas, oriundas de quatro países, irá percorrer as estradas das Beiras e Serra da Estrela, de quinta a domingo, disputando a 18.ª Volta a Portugal de Juniores.
Um percurso exigente, com um total de 408,1 quilómetros, espera os ciclistas. As primeiras pedaladas estão marcadas para as 13h00 de quinta-feira, em Celorico da Beira, local de arranque da primeira etapa, que tem 96,3 quilómetros e termina em Almeida, cerca das 15h30. Duas contagens de montanha de terceira categoria, ainda longe da meta, poderão criar alguma seleção para um sprint em subida.
No segundo dia a partida acontece em Trancoso, às 12h30, e a chegada, após 107,2 quilómetros, será na Mêda, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.
A terceira jornada é dia de etapa dupla. O primeiro setor da terceira etapa terá 78 quilómetros, ligando Sabugal (10h15) a Penamacor, onde os primeiros chegarão pouco depois do meio-dia. Será em Penamacor que, às 16h00, se inicia o segundo setor, um contrarrelógio individual de 19 quilómetros.
A quarta e última etapa começa no Fundão, às 10h00 de domingo, estende-se por 107,6 quilómetros, e termina na Covilhã, pouco antes das 13h00. É um percurso de sobe e desce com contagens de montanha no alto da Portela (km 39,6), Verdelhos (km 93,5) e na meta.
A Volta a Portugal de Juniores será antecedida, já na quarta-feira, às 18h00, pela palestra “Ética no Desporto”, que irá decorrer na Universidade da Beira Interior, Covilhã, contando com a presença do reitor da Universidade, Mário Raposo, do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, do diretor-executivo da ADoP, António Júlio Nunes, de Vítor Pardal, das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola e de Gabriel Mendes, selecionador nacional de pista.
Durante a esta semana, tem ainda continuidade o Grande Prémio Jornal de Notícias, que se iniciou no domingo passado e termina no próximo domingo. Hoje é a vez da etapa com início e final em Gondomar, amanhã corre-se entre o Porto e Ovar, seguindo-se um conjunto de etapas com partida e chegada no mesmo local, Guimarães na quinta-feira, Viana do Castelo na sexta, Valongo no sábado e Maia no domingo.
Mais eventos oficiais
30 de agosto a 1 de setembro: Ibérico Bike Race, Montalegre
31 de agosto: Rota do Mel em BTT, Areosa, Viana do Castelo
31 de agosto: Maia Urban Race, Maia
31 de agosto: 8.ª Rampa das Vindimas, Palmela
31 de agosto: 3.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro, S. Jorge, Santana
1 de setembro: 45.º Circuito da Nossa Senhora da Guia, Ansião
1 de setembro: 32.º Prémio Juvenil da Aldeia da Piedade, Azeitão, Setúbal
1 de setembro: Passeio BTT das Festas de Nossa Senhora da Saúde e S. Luís, S. Marcos, Tavira