Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) venceu, esta quarta-feira, a quarta etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias. O venezuelano foi o mais rápido na chegada ao sprint a Ovar, garantindo o segundo triunfo na presente edição da prova. Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) segue de amarelo.
Pedro Correia/JN
A ligação de 128,1 quilómetros, entre Porto e Ovar, teve um início atribulado, com uma queda no pelotão no primeiro quilómetro, seguida de um ataque de quatro ciclistas. Eram Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Francisco Guerreiro (GI Group-Simoldes-UDO), Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Cristobal Ramirez (Technosylva Maglia Bembibre), que conseguiram escapar, mas foram alcançados ao quilómetro 25.
As movimentações no pelotão só voltariam a ter impacto na corrida mais à frente. Gonçalo Leaça, ao quilómetro 52, foi o primeiro a atacar e a isolar-se. Daniel Dias (RP/Paredes/Boavista) e Marcos Gomez (Technosylva Maglia Bembibre) seguiram o exemplo e, após vários quilómetros em posição intermédia, formou-se uma frente de corrida com três fugitivos, quando estavam percorridos 82 quilómetros.
A vantagem chegou a ser superior a dois minutos, porém, começou a baixar à medida que se aproximava a meta. Apesar dos esforços da fuga, os três elementos foram alcançados no último quilómetro, seguindo-se mais uma disputa ao sprint. Leangel Linarez voltou a ser o mais forte, desta vez seguido de Santiago Mesa (Efapel Cycling), segundo classificado, e Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), terceiro.
Na classificação geral, Tomás Contte continua dono da camisola amarela, sendo ainda líder no combinado. O seu colega Nicolas Tivani ascendeu à segunda posição, a quatro segundos, e Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense) fecha o pódio, a sete, sendo o primeiro nos pontos. Nas restantes classificações, Daniel Dias comanda nas metas volantes e nos sprints especiais, Jaime Castrillo (Sabgal-Anicolor) na montanha, Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) na juventude e Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) nos pontos quentes.
Esta quinta-feira, o pelotão irá percorrer 136,7 quilómetros na quinta etapa do Grande Prémio JN, com partida e chegada em Guimarães. As dificuldades serão maiores em relação aos primeiros quatro dias de corrida, muito por culpa da segunda contagem de montanha do dia, uma primeira categoria a 7,5 quilómetros da meta.