O francês Victor Herbreteau (Union Cycliste Cholet 49) ganhou o primeiro setor da terceira etapa da Volta a Portugal de Juniores, uma viagem de 78 quilómetros, entre Sabugal e Penamacor, que deixou o neerlandês Jurgen Zoomermaand (Willebrord Wil Vooruit) em posse da camisola amarela.
A irreverência do pelotão júnior fez notar nesta curta ligação. Apesar de terem um importante contrarrelógio para disputar na tarde deste sábado, os corredores não pouparam energia no setor matutino. A primeira hora foi corrida à média de 49 km/h.
A alta velocidade não permitiu a formação de qualquer fuga até bem perto do fim. Foi já na aproximação à única subida pontuável para o prémio de montanha que quatro corredores conseguiram adiantar-se ao grupo principal, a cerca de 15 quilómetros da meta.
A fuga chegou a ter cerca de meio minuto de vantagem, mas dois ciclistas saíram do pelotão para se juntarem à frente. Nos últimos quatro quilómetros, Victor Herbreteau e Danijel Agricola (Willebrord Wil Vooruit) juntaram-se à cabeça de corrida, onde do quarteto inicial resistiram Diego Valério (Academia Efapel de Ciclismo) e João António (ABTF Betão/Bairrada).
Na luta pela vitória da etapa, foram mais fortes os dois corredores estrangeiros, num sprint apertado, decidido pelo photo finish a favor de Victor Herbreteau, diante de Danijel Agricola. Diego Valério foi o terceiro.
O pelotão chegaria 14 segundos depois, pelo que nada se alterou no topo da classificação geral. Jurgen Zoomermaand está na frente, com 43 segundos sobre Enrique Maranchón e com 55 segundos para Héctor Celda, ambos da Picusa Academy.
O neerlandês é também o primeiro na montanha, Maranchón é o melhor júnior de primeiro ano e Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Ataújo) está na frente por pontos. A Willebrord Wil Vooruit assumiu a dianteira na geral coletiva.