A Seleção Nacional vai competir no Campeonato do Mundo de Ciclismo para Surdos, que irá decorrer em Świętokrzyskie, na Polónia, entre 6 e 15 de setembro. André Soares e João Marques serão os representantes nacionais na competição.
Os campeões nacionais de fundo e contrarrelógio foram os escolhidos por Valter Sousa, Selecionador Nacional, que antevê uma prova importante e parte com ambição: “Será uma boa prova para medir o nível dos nossos ciclistas em relação a todos os outros, porque no próximo ano há Jogos Surdolímpicos”, começa por explicar.
“O André Soares tem mais experiência e já foi medalhado, o ideal seria voltarmos a conquistar pelo menos uma medalha numa das quatro provas. Para o João Marques, o objetivo principal é estar entre os oito primeiros e dar continuidade ao trabalha que tem vindo a ser desenvolvido”, conclui o Selecionador Nacional.
Os dois atletas portugueses vão participar nas quatro provas da competição: sprint (1 quilómetro), contrarrelógio individual (27 quilómetros), corrida por pontos (36 quilómetros) e prova de fundo (122 quilómetros).
O sprint na segunda-feira (9 de setembro), às 10h, estando o final previsto para as 14h. Segue-se o contrarrelógio individual, na quarta-feira (11 de setembro), entre as 11h30 e as 14h. Sexta-feira (13 de setembro) será dia de corrida por pontos, a partir das 16h. Finalmente, no domingo (15 de setembro), André Soares e João Marques vão disputar a corrida de fundo, às 10h10.