Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tânia Lima (Saertex Portugal/Edaetech) ganharam as provas de elite da terceira etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse, ontem disputada em Ansião.
No setor masculino destacou-se um trio, que discutiu a corrida até final. O sub-23 Rafael Sousa levou a melhor sobre Bruno Silva (Boavista/RP/Paredes) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que gastaram mais oito segundos e ocuparam as posições imediatas. Apesar da ausência em Ansião, os espanhóis Mario Junquera (Unicaja/Gijón), em elite) e Miguel Rodríguez (Spermercados Froiz), em sub-23, continuam no topo da geral da Taça.
A prova feminina de elite também ficou marcada pela ausência das corredoras estrangeiras que dominaram as etapas iniciais. Desta vez, a mais forte foi Tânia Lima, que chegou com o mesmo tempo da colega de equipa Leandra Gomes. A terceira, a 1m01s, foi Beatriz Sousa (24Hoas Altimetria/Ontrack). Na geral da Taça tudo na mesma. Em elite manda Sara Cueto (Unicaja/Gijón) e em sub-23 é Laura Mira (Team Farto/BTC) que está na frente.
Nas camadas jovens impuseram-se os juniores Diogo Pinguinha (Guilhabreu MTB Team) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e os cadetes Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) e Inês Fonseca (Triumtérmica/Águias de Alpiarça).
Ainda em categorias pontuáveis para a Taça de Portugal, destaque, entre os veteranos, para os masters 30 Fábio Oliveira e Patrícia Rosa, os masters 40 Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) e Ana Barata (Pódio em Movimento), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Carla Vieira e para o master 60 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team).
Nas classes de formação, sem classificação geral da Taça, ganharam a corrida de Ansião os juvenis Afonso Barros (BTT Loulé/Elevis) e Matilde Correia (Escola Ciclismo Bilabiker’s) e os infantis Gonçalo Luciano (Triumtérmica/Águias de Alpiarça) e Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker’s).