Uma estreia, um regresso e uma presença histórica

A 51.ª Volta ao Algarve, entre 19 e 23 de fevereiro de 2025, será uma corrida com muitas novidades. Desde logo, num percurso renovado, que será divulgado em meados de dezembro. Mas também ao nível das equipas escolhidas, mantendo o elevado nível desportivo, mas oferecendo novidades aos adeptos da modalidade.

Neste particular, destaca-se a presença de uma equipa que nunca antes disputou a Volta ao Algarve. Trata-se da Bahrain Victorious, formação WorldTeam, que tem o aliciante de contar no plantel com o português Afonso Eulálio.

Equipa dotada de corredores de primeira linha para provas por etapas e para clássicas, a Barhrain Victorious fará a estreia na nossa corrida, depois de ter sido a primeira formação a pedir convite para a prova. Aconteceu ainda antes da realização da Volta ao Algarve 2024, quando o pelotão dessa edição já estava fechado, numa demonstração do prestígio internacional da única corrida portuguesa do circuito UCI ProSeries.

Outra novidade face ao ano passado será dada pela belga Lotto, melhor ProTeam do ranking mundial, ocupando o nono lugar da classificação coletiva, diante da maioria dos blocos do WorldTour, escalão é a que é forte candidata a ascender no final da temporada de 2025.

Após quatro anos de ausência no Algarve, a Lotto regressa a uma corrida onde terá a 14.ª participação. A equipa belga soma um total de oito vitórias de etapa na Volta ao Algarve. Começou o pecúlio com o triunfo de Tom Steels em Portimão, em 2005. No ano seguinte, Gert Steegmans venceu na mesma cidade e em Faro. André Greipel somou três triunfos, impondo-se em Tavira em 2011 e em 2017 e em Vilamoura em 2015. A equipa comemorou ainda duas vezes em Albufeira, por Philippe Gilbert, em 2011, e por Gianni Meersman, em 2012.

A terceira equipa que hoje anunciamos é também uma ProTeam, vem de Espanha e vai competir na Volta ao Algarve pelo 15.º ano consecutivo, sendo uma das equipas estrangeiras com mais participações na prova portuguesa.

Entre os corredores que os adeptos poderão ver a representar a Caja Rural-Seguros RGA está o campeão olímpico de pista, Iúri Leitão, que, por certo, procurará discutir as etapas que venham a decidir-se ao sprint.

Estas três equipas juntam-se às quatro previamente anunciadas: Alpecin-Deceuninck, EF Education-EasyPost, Groupama-FDJ e Team dsm-firmenich PostNL.

Ciclismo + TV