Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tânia Lima (Saertex Portugal/Edaetech) são os vencedores da edição de 2024 da Taça de Portugal de Ciclocrosse, depois de hoje se ter realizado a última etapa pontuável, em Vila Real.
A corrida masculina de elite foi vencida por Rafael Sousa, que se impôs em três das cinco provas pontuáveis, o que lhe valeu o trunfo nas gerais de elite e de sub-23. Na prova deste domingo, Rafael Sousa cortou a meta com 33 segundos de vantagem sobre Bruno Silva (Boavista/RP/Paredes). O terceiro, a 2m24s, foi Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team).
Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) esperou pela última corrida da Taça de Portugal para estrear-se no circuito nacional de ciclocrosse na época de 2024. Fê-lo da melhor maneira. Na primeira corrida pessoal do ano, bateu todo o pelotão de elite. Leandra Gomes (Saertex Portugal/Edaetech) foi a segunda classificada, a 1m09s. Seguiu-se Laura Simão (BTT Loulé/Elevis), a 1m59s. Tânia Lima não foi além da quarta posição, resultado bastante para sagrar-se vencedora da Taça de Portugal na categoria de elite feminina. Catarina Lopes (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) ganhou a Taça em sub-23.
Os vencedores do Troféu nas categorias de formação foram os juniores Diogo Pinguinha (Guilhabreu MTB Team) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), e os cadetes Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) e Inês Fonseca (Triumtérmica/Águias de Alpiarça).
Os vencedores da Taça de Portugal nas categorias de veteranos foram os masters 30 Fábio Oliveira e Patrícia Rosa, os masters 40 Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) e Ana Barata (Pódio em Movimento), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Carla Vieira, e o master 60 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team).
A época portuguesa de ciclocrosse termina no dia 12 de janeiro, data do Campeonato Nacional, que vai realizar-se em Santo Tirso.