Pelotão de luxo pronto para a Algarvia

Contagem decrescente para o arranque da 51.ª Volta ao Algarve. A partir da próxima quarta-feira, 175 corredores em representação de 25 equipas vão percorrer as estradas algarvias.

A lista de pré-inscritos apresenta um pelotão de luxo para os cinco dias de competição. De Portimão ao Alto do Malhão (Loulé) vão percorrer-se quase 750 quilómetros.

FIGURAS

João Almeida é a aposta da UAE Team Emirates – XRG e um dos favoritos à vitória. O português chega ao Algarve depois de ter alcançado o 2.º lugar na Volta à Comunidade Valenciana e vai contar com o apoio dos compatriotas Rui Oliveira, Ivo Oliveira e António Morgado.

Jonas Vingegaard escolheu a Algarvia para começar a nova temporada. O bicampeão do Tour (2022 e 2023) vai correr a prova pela primeira vez na carreira. Ao lado do dinamarquês vai estar Wout van Aert, um dos ciclistas mais versáteis da atualidade, numa ambiciosa Team Visma | Lease a Bike que vem a Portugal para ganhar.

Outro dos candidatos à vitória na 51.ª Volta ao Algarve é Primož Roglič. O esloveno, a cumprir a segunda época na Red Bull – BORA – hansgrohe, regressa ao mesmo palco onde venceu em 2017. Essa foi a primeira grande conquista internacional antes de ganhar a Vuelta por quatro vezes (2019, 2020, 2021 e 2024) e o Giro (2023).

À partida em Portimão vai estar também Julian Alaphilippe. O bicampeão do mundo (2020 e 2021) está em Portugal pela primeira vez e estreia-se em provas por etapas com a camisola da Tudor Pro Cycling Team.

Inédita é também a presença de Biniam Girmay na Volta ao Algarve. O eritreu, que venceu três etapas no Tour 2024 e conquistou a classificação por pontos, vem a Portugal à procura de ganhar etapas. As chegadas a Lagos, Tavira e Faro estão na lista de objetivos para o corredor da Intermarché – Wanty.

Habituado às estradas algarvias está Geraint Thomas que avança para a sétima e última participação. O britânico da INEOS Grenadiers, que venceu a Volta ao Algarve por duas vezes (2015 e 2016), vai terminar a carreira no final de 2025.

Nota ainda para a inclusão de mais três portugueses do pelotão internacional na lista de pré-inscritos: Iuri Leitão (Caja Rural) vai correr a 51.ª Volta ao Algarve ainda com o sabor das medalhas de ouro conquistadas nos Europeus de Pista. Afonso Eulálio (Bahrain – Victorious) mostra-se pela primeira vez em solo nacional com as cores da nova equipa. E Rui Costa (EF Education – EasyPost) que é sempre um dos ciclistas mais acarinhados pelo público que não esquece o título mundial alcançado em 2013.

PERCURSO

A 51.ª edição da Volta ao Algarve apresenta um traçado renovado.

A prova, que arranca em Portimão, promete emoções fortes até às últimas pedaladas, que voltam a terminar no alto do Malhão, concelho de Loulé, só que, pela primeira vez, em contrarrelógio.

Foi ainda criada uma etapa totalmente nova com final em Faro e a chegada à Fóia, Monchique, será mais exigente do que nos últimos anos.

Ciclismo + TV