A etapa inaugural do Gran Camiño decorreu nas estradas portuguesas e foi decidida ao sprint, com Magnus Cort (Uno-X Mobility) a levar a melhor. Santigo Mesa (Efapel Cycling) foi segundo, tendo sido o melhor corredor entre as equipas continentais portuguesas.

Foto: Sprint Cycling
A tirada de 190,6 quilómetros, entre Maia e Matosinhos, teve as primeiras movimentações bem cedo na corrida. Estavam completados cerca de cinco quilómetros, quando um grupo de seis ciclistas conseguiu destacar-se no pelotão, ganhando uma vantagem que chegou a ser de dois minutos.
O grupo era formado por Filippo Turconi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè), Ander Okamika (Burgos Burpellet BH), Artem Nych (Anicolor-Tien21), Victor Martinez (Anicolor-Tien21), Mauricio Moreira (Efapel Cycling) e Pau Llaneras (Illes Balears Arabay). Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) ainda tentou integrar a fuga, mas não conseguiu.
Terminadas as metas intermédias, a cerca de 40 quilómetros da meta, o pelotão agrupou-se. No entanto, não tardou até haver nova situação na corrida. Alvaro Sagrado (Illes Balears Arabay) e Martin Marcellusi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) tentaram a sua sorte e conseguiram ganhar alguma vantagem, que durou até aos últimos dez quilómetros. O final, porém, estava destinado para ser discutido ao sprint. E assim foi.
Na chegada a Matosinhos, Magnus Cort surpreendeu com um ataque pela esquerda ainda a alguma distância e levou a melhor sobre a concorrência. Santiago Mesa respondeu muito bem e ainda ameaçou o triunfo, mas o dinamarquês foi mais forte nos metros finais. Giovanni Lonardi (Team Polti VisitMalta) completou o pódio.
Nota ainda para João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 11.º classificado e o melhor português em prova.
Na classificação geral, Magnus Cort assume a liderança com quatro segundos de vantagem sobre Mesa e seis sobre Lonardi. O dinamarquês lidera ainda nos pontos, enquanto Ander Okamika comanda na montanha e Filippo Turconi é o melhor sub-23.
A principal prova de ciclismo galega regressa agora ao território espanhol para as restantes quatro etapas. Esta quinta-feira, será dia de uma tirada de 144,8 quilómetros, entre Marin e A Estrada. A decisão está agendada para domingo e Santigo de Compostela será o palco.