Troféu Internacional da Arrábida: um novo nome, a mesma essência

O ciclismo internacional está de regresso às estradas da Serra da Arrábida no dia 23 de março (domingo). A Clássica da Arrábida é agora o Troféu Internacional da Arrábida, mas a essência da prova portuguesa de um dia há mais tempo inscrita no calendário da União Ciclista Internacional mantém-se.

A apresentação do Troféu Internacional da Arrábida 2025 teve lugar o Espaço Fortuna, na passada sexta-feira em Palmela. O figurino tradicional da prova mantém-se, com passagens pela famosa costa azul da Serra da Arrábida, mas também pelas zonas rurais e vinhateiras do interior da região.

Ao longo de 173,8 quilómetros, o pelotão irá percorrer e promover o território unido pelos três concelhos da Serra da Arrábida: Palmela, Sesimbra e Setúbal. O ponto de partida será na Avenida da Liberdade, em Sesimbra, às 11h40, estando a chegada prevista para as 15h50, na Avenida Luísa Todi, em Setúbal.

Num percurso maioritariamente plano, nota para os três Prémios de Montanha, um em cada um dos três municípios integrados no Troféu Internacional da Arrábida. Os últimos 50 quilómetros prometem muitas movimentações na luta pela vitória final, com a última contagem de montanha a desempenhar um papel decisivo.

O pelotão do Troféu Internacional da Arrábida vai contar com a presença de 17 equipas. Às nove equipas continentais portuguesas, juntam-se as três melhores formações nacionais no ranking sub-23 e cinco equipas internacionais: Caja Rural-Alea (Espanha), Club Ciclista Padronés Cortizo (Espanha), Illes Balears Arabay Cycling (Espanha), Project Echelon Racing (EUA) e UAE Team Emirates Gen-Z (UAE).

Recorde-se que no palmarés da prova constam nomes como Jonathan Lastra (2019), Sean Quinn (2021) e Orluis Aular (2022 e 2023), que entretanto deram o salto para o pelotão WorldTour. Resta saber quem será o vencedor em 2025?

Equipas confirmadas

Equipas continentais portuguesas: Anicolor-Tien21, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Feirense-Beeceler, GI Goup Holding-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Equipas internacionais: Caja Rural-Alea (Espanha), Club Ciclista Padronés Cortizo (Espanha), Illes Balears Arabay Cycling (Espanha), Project Echelon Racing (EUA), UAE Team Emirates Gen-Z (UAE)

Equipas nacionais sub-23: Óbidos Cycling Team, Porminho Team, Soma Group

Ciclismo + TV