Portugal voltou a competir no terceiro dia do Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, ontem quinta-feira, com dois jovens corredores em ação na qualificação da perseguição individual de juniores masculinos.

José Paiva, no seu primeiro ano de pista, e João Almeida, que cumpriu a sua estreia em grandes competições internacionais ao serviço da Seleção Nacional, representaram Portugal numa disciplina exigente, que reuniu 27 participantes.
José Paiva foi o mais rápido dos dois portugueses, terminando na 21.ª posição, com o tempo de 3’25”025. João Almeida foi 25.º classificado, com 3’27”723. Nenhum dos dois conseguiu o apuramento para as finais, reservadas aos quatro melhores tempos da manhã.
A final da disciplina foi dominada por Henry Hobbs, da Grã-Bretanha, que não só conquistou o título europeu como estabeleceu um novo recorde do mundo, com o tempo de 3’03”246. Luc Royer (França) arrecadou a prata, enquanto Ruben Ferrari (Itália) garantiu o bronze.

Esta sexta-feira será um dos dias mais preenchidos para a Seleção Nacional, com quatro corredores em prova. João Almeida e Emília Baía enfrentam o exigente concurso de omnium de juniores, com várias corridas ao longo do dia. A manhã arranca com a qualificação do omnium masculino, seguindo-se as duas primeiras provas de cada escalão. À tarde, disputam-se as restantes corridas, incluindo a decisiva corrida por pontos. Já na categoria sub-23, Raquel Dias compete na corrida por pontos feminina, enquanto Gabriel Baptista alinha na corrida por pontos masculina.
Programa de Portugal – Sexta-feira, 18 de julho
Sessão da manhã – Início às 10:00
10:00 – João Almeida: Omnium Juniores Masculinos (Qualificação – Corrida por Pontos)
11:35 – Emília Baía: Omnium Juniores Femininas – Prova I (Scratch)
12:14 – João Almeida: Omnium Juniores Masculinos – Prova I (Scratch)
12:51 – Emília Baía: Omnium Juniores Femininas – Prova II (Tempo Race)
13:28 – João Almeida: Omnium Juniores Masculinos – Prova II (Tempo Race)
Sessão da tarde – Início às 15:30
15:30 – Emília Baía: Omnium Juniores Femininas – Prova III (Eliminação)
15:54 – João Almeida: Omnium Juniores Masculinos – Prova III (Eliminação)
17:34 – Raquel Dias: Corrida por Pontos Sub-23 Femininas (Final)
18:22 – Gabriel Baptista: Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos (Final)
20:11 – Emília Baía: Omnium Juniores Femininas – Prova IV (Corrida por Pontos)
20:36 – João Almeida: Omnium Juniores Masculinos – Prova IV (Corrida por Pontos)