Tiago Ferreira (DMT Racing Team) e Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) sagraram-se hoje campeões nacionais de maratona BTT (XCM) na categoria de elite, impondo-se na corrida disputada em Estremoz.
O sétimo título nacional de um corredor já laureado a nível europeu e mundial foi conseguido numa prova de 95 quilómetros, com 2500 metros de acumulado de subida, em plena serra D’Ossa. Adepto das dificuldades para poder fazer a diferença, Tiago Ferreira revelou superioridade.
O viseense completou a corrida em 3h49m23s, menos 6m54s do que o campeão nacional do ano passado, Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova). O terceiro, a 7m01s do vencedor, foi Filipe Ramos (Guilhabreu BTT).
A elite feminina completou 75 quilómetros. Joana Monteiro, figura nacional do XCO e do ciclocrosse, aventurou-se no XCM e teve sucesso. A famalicense foi a primeira a cortar a meta, parando o cronómetro nas 3h47m10s.
Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) gastou mais 8m30s e ficou com a segunda posição. Com o mesmo tempo, no terceiro posto, colocou-se Ilda Pereira (Casa Myzé Team).
Foram ainda atribuídos 11 títulos nas categorias de veteranos. Os vencedores foram os masters 30 Rodrigo Gomes e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), o master 35 José Lourenço (SPAC BTT), os masters 40 Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create) e Raquel Santos (BTT Seia), o master 45 Marco Macedo (BTT Gardunha/Fundão/Create), os masters 50 João Gomes (BTT Gardunha/Fundão/Create) e Carla Vieira, o master 55 Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/Cepsa Casa Lima), o master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) e o master 65 Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edaetech).
Também foram coroados os paraciclistas Hugo Frade (Saertex Portugal/Edatech), na classe C, e Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem), na classe D.
Nas bicicletas de assistência elétrica ganhou Lisandro Sousa (Frebike Shop/Bike Clube S. Brás).