A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa terminou hoje, em Tondela, deixando duas corredoras com razões para celebrar: Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova), vencedora da quinta e última prova pontuável, e Maaris Meier (Maiatos), que conquistou a classificação geral na categoria de elite.
Os 86,2 quilómetros percorridos pelas corredoras de elite permitiram uma fuga de sucesso. Iulia Legkova cortou a meta com três segundos de vantagem sobre Inês Trancoso (Cantanhede Cycling/Vesam). Mais atrás decidia-se a Taça de Portugal Jogos Santa Casa. E o desfecho aconteceu ao sprint.
Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) partiu com a camisola de liderança, mas empatada em pontos com a estoniana Maaris Meier. Num sprint a duas – já a 4m08s da vencedora – a ciclista da equipa maiatos foi mais rápida e sagrou-se vencedora da Taça. Maaris Meier fechou o troféu com 170 pontos, mais dez do que Vera Vilaça. A terceira, com 153 pontos, foi Iulia Legkova.
Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango) repetiu o que já ontem conseguira e impôs-se entre as sub-23. Nada que pudesse alterar. A vencedora da Taça nesta categoria foi Sofia Gomes (Massi Tactic), ausente em Tondela por estar a disputar a Volta ao País Basco Feminina. Sofia Gomes fechou as contas com 135 pontos, mais 35 do que Beatriz Pereira e mais 50 do que Beatriz Roxo (Rio Miera/Cantabria Deporte), que ocuparam as posições imediatas.
Chegada de terras checas, onde ontem competiu no circuito mundial de juniores de BTT-XCO, Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) ganhou hoje a corrida júnior. A Taça de Portugal, nesta categoria, foi conquistada por Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ). Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi a melhor cadete em Tondela, mas no conjunto da Taça a melhor revelou-se Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense).
Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) ganhou a última corrida em masters 30, mas a geral ficou para Patrícia Rosa (CE Gonçalves/Azeitonense). Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) venceu em Tondela e foi a melhor na geral de masters 40. A mesma dobradinha aconteceu em masters 50, através Filomena Gomes (Vertentability/CRG).
A Taça de Portugal Jogos Santa Casa por equipas teve um desfecho renhido. A vitória em Tondela rendeu ao Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais a conquista do troféu, apenas com um ponto de vantagem sobre a Velo Performance/JS Campinense.