Gonçalo Tavares e António Morgado (Bairrada) continuam a dominar a Volta a Portugal de Juniores. Tavares venceu hoje a terceira etapa, cortando a meta lado a lado com Morgado, que manteve a camisola amarela, mas reafirmou a vontade de a “perder” para o colega de equipa.
O calor intenso foi o maior adversário dos corredores na etapa mais longa da competição, 129,4 quilómetros, entre Sabugal e Penamacor. A fase inicial da tirada ficou marcada pelas habituais escaramuças, que não conseguiram dar origem a qualquer fuga consolidada.
Foi já cerca do quilómetro 50 que a etapa começou a decidir-se. Em descida, depois da passagem pela Sortelha, António Morgado e Gonçalo Tavares destacaram-se e nunca mais o pelotão conseguiu tê-los à vista.
A dupla da equipa Bairrada pedalou de forma rija para cortar a meta com 3h13m09s, tendo Tavares sido o primeiro a passar a meta. O pelotão chegaria 3m02s depois, com uma apertada e emocionante discussão ao sprint pelo terceiro lugar. E mais uma vez foi a Bairrada a sorrir, porque Daniel Lima conseguiu ser terceiro classificado da etapa, o que lhe valeu passar a comandar a classificação por pontos.
Ganhar a etapa foi a original forma que Gonçalo Tavares encontrou para comemorar o 18.º aniversário, que hoje celebra. “Não sou grande fã de aniversários, mas assinalar esta data vencendo, lado a lado com o meu colega, sem dúvida que é especial. Ainda por cima conseguimos que o Daniel Lima vestisse a camisola verde, que também era um objetivo. Pare que está tudo a correr certo para a nossa equipa”, congratulou-se o primeiro classificado em Penamacor.
António Morgado continua em posse da camisola amarela, com nove segundos de vantagem sobre Gonçalo Tavares. O terceiro, a 4m51s é Daniel Lima. Gonçalo Tavares é o primeiro na geral da montanha, Pablo Lospitao (Electromercantil GR100) é o melhor júnior de primeiro ano e a Bairrada, naturalmente, comanda por equipas.
“Hoje conseguimos mais uma vitória e isso é o mais importante para a nossa equipa. Em relação à geral, vamos tentar que ganhe um da Bairrada. Sinceramente, gostava que ganhasse o Tavares, pois ele tem-me ajudado em tudo o que tenho conquistado neste ano, é o meu braço-direito e seria muito bom que ele vencesse esta prova”, afirma o camisola amarela.
A Volta a Portugal de Juniores termina neste domingo. É a etapa-rainha, não pela extensão – 103,3 quilómetros -, mas pela dificuldade do percurso. Os corredores vão partir do Fundão, às 12h00, para chegarem à Covilhã, onde a meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, cerca das 15h00. Pelo caminho, haverá ainda que ultrapassar as subidas de terceira categoria de Penamacor (Km 33,3) e Belmonte (km 78,2).