Tomás Contte vence ao sprint a 4ª etapa do 31º GP JN, Maurício Moreira mantém a liderança

Numa chegada em pelotão compacto a Águeda, Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) foi o primeiro a lançar o sprint, surpreendendo os adversários para cortar a meta em primeiro lugar. Fábio Costa e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) completaram o top três da etapa, em segundo e terceiro, respetivamente.

Foto: Igor Martins/Global Imagens

Depois da tirada da manhã, ganha por Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), o pelotão saiu da Praia do Furadouro, em Ovar, para uma viagem de 66,5 quilómetros até Águeda. Esta foi uma tirada curta e totalmente plana, que se fez a alta velocidade, a uma média de quase 48km/h.

O pelotão tomou a iniciativa logo nos primeiros cinco quilómetros da etapa, com uma tentativa de fuga que acabou por ser sol de pouca dura. Depois de alcançados os fugitivos, o pelotão seguiu compacto até ao quilómetro 38, altura em que seis corredores formaram a fuga desta tarde.

Neste grupo estiveram Pedro Andrade (Efapel), que já tinha tentado integrar a primeria tentativa de fuga logo no início da etapa, Francisco Pereira (ABTF/Feirense), César Fonte (Kelly/Simoldes/UDO), Rafael Lourenço (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel), João Macedo (LA-Alumínios/Credibom/MarcosCar) e Neo Martinez (Supermercados Froiz).

O pelotão, comandado pela Glassdrive-Q8-Anicolor, acabou por anular a fuga a 12 quilómetros do final da etapa, respondendo ainda a alguns ataques que foram surgindo posteriormente. A chegada a Águeda seria feita num sprint em pelotão compacto, numa reta com uma ligeira inclinação.

Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) foi o primeiro a arrancar para não mais ser alcançado pelos seus adversários. Fábio Costa e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) conseguiram aproximar-se bastante, mas não conseguiram bater o argentino, terminando na segunda e terceira posições, respetivamente.

Na classificação geral continua tudo na mesma, com Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) na liderança, seguido de António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 28 e 56 segundos, respetivamente. Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comanda a geral metas volantes, Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) a geral da juventude, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a geral metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a geral sprints, e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) a geral amador. A Glassdrive-Q8-Anicolor segue líder por equipas.

A quinta etapa da prova terá um total de 139,6 quilómetros, com partida e a chegada em Viana do Castelo. O pelotão do Grande Prémio Jornal de Notícias vai partir às 12h00, estando a chegada prevista para as 15h20.

Ciclismo + TV