O próximo fim de semana ficará marcado pela disputa dos Campeonatos Nacionais de Estrada. Em Mogadouro serão atribuídos os títulos de elite, sub-23, paraciclismo e femininas. Em Reguengos de Monsaraz correm-se as provas de fundo e de contrarrelógio de masters masculinos.
A ação em Mogadouro começa já na sexta-feira, dia dos contrarrelógios. Os percursos serão iguais ao da edição transata do Campeonato Nacional. A partir das 11h00 vão partir os paraciclistas, as femininas – sub-23, elite e masters – e os sub-23 masculinos, que terão de cumprir 21,5 quilómetros. Os corredores de elite começam a sair para a estrada às 13h00, enfrentando um traçado de 33,6 quilómetros.
As provas de fundo estão guardadas para sábado e domingo. Às 9h30 do primeiro destes dias é dado o tiro de partida para a competição feminina, integralmente disputada no circuito em redor de Mogadouro. As cadetes e as masters com mais de 50 anos terminam a prova na segunda passagem pela meta, ao fim de 43,8 quilómetros. Na volta seguinte, quando estiverem percorridos 66,4 quilómetros, ficaremos a conhecer as campeãs nacionais de juniores, masters 30 e 40. As corredoras sub-23 e elite vão completar mais uma volta e um total de 89 quilómetros.
Às 14h30 arranca a prova de sub-23 masculinos, que terá 141,4 quilómetros. Após uma volta 21 quilómetros, fora do circuito, os corredores entram no perímetro principal da competição, terminando a corrida à sexta passagem pela linha de chegada.
Domingo será dia de conhecermos os campeões nacionais de fundo de paraciclismo e de elite. Os primeiros a correr são os corredores com deficiência, logo às 9h00. Irão pedalar num circuito de 7100 metros e a prova terá a duração de uma hora mais uma volta ao circuito. A corrida de elite inicia-se às 11h30 e terá 169,6 quilómetros. Os primeiros 56,4 quilómetros serão feitos fora do circuito que depois será cumprido cinco vezes, terminando a prova à sexta passagem pela meta.
O circuito principal das provas de fundo é o mesmo de 2022, embora feito em sentido inverso. Esta situação altera a zona de chegada e, eventualmente, o momento das decisões, porque dentro do quilómetro final passa a existir uma subida em empedrado que poderá dar azo a um último ataque que defina a corrida antes da última viragem para a meta. São esperados cerca de 300 corredores em Mogadouro para o conjunto das várias categorias em competição.
Os masters masculinos também decidirão os campeões nacionais de contrarrelógio e de fundo no sábado e no domingo, em Reguengos de Monsaraz. Os exercícios individuais, entre Campinho e Perolivas, iniciam-se às 15h00 de sábado. O percurso será igual para todas as categorias, tendo 16,7 quilómetros.
A prova de fundo, com partida e chegada em Reguengos de Monsaraz, começa às 11h00 de domingo. As categorias mais jovens, amadores de elite e masters 30, vão completar 131,4 quilómetros. Os masters 40 terão por diante 101,8 quilómetros, enquanto a distância dos masters 50 e 60 será de 72,3 quilómetros.
Mais eventos oficiais
24 de junho: 13.º Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, Guimarães
24 de junho: Ultramaratona de Torres Vedras
24 de junho: III Prova Taça do Algarve de Cadetes e Juniores, Tavira
25 de junho: 5.ª Prova da Taça Regional de XCM de Vila Real Basílio Angélico, Sabrosa
25 de junho: 9.º Passeio Turístico de Bicicletas e Trajes Antigos, Ribeirão, Famalicão
25 de junho: 5.º DHI Capital do Móvel, Paços de Ferreira
25 de junho: Campeonato do Porto de XCO, Vila Boa de Quires e Maureles, Marco de Canaveses
25 de junho: 11.º S. João Sobre Rodas – Titãs Clube de Cicloturismo, Leça da Palmeira
25 de junho: 3 Horas de Resistência BTT de Lobão, Santa Maria da Feira
25 de junho: 1.º Raid 3 Torres, Águeda
25 de junho: 3.ª Prova da Taça Inter-Regional de XCC, Mosteiro de Fráguas, Tondela
25 de junho: XXV Rota Terras do Demo – Passeio de Cicloturismo, Moimenta da Beira
25 de junho: Granfondo Serra da Estrela, Manteigas
25 de junho: 6.ª Prova Troféu Cross MTB, Castelo Branco
25 de junho: III Raid BTT Cidade de Beja
25 de junho: Campeonato da Madeira de XCO, Bica da Cana, Ponta do Sol