A Seleção Nacional vai contar com quatro corredores nas provas da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), que vão disputar-se, no próximo domingo, em Val di Sole, Itália.
O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou três corredores sub-23 e um de elite. Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) foi o único escolhido na categoria absoluta. Os sub-23 são Ana Santos (X-Sauce Factory Team), Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).
Além da relevância inerente a uma competição da Taça do Mundo, Val di Sole tem importância por anteceder, em menos de uma semana, o Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que vai decorrer em Anadia, e por permitir também tirar conclusões com vista ao futuro.
“Esta Taça do Mundo vai permitir aos corredores presentes prepararem da melhor forma o Campeonato da Europa. Além disso, ajudará a tirar ilações sobre a participação que possamos vir a ter no Campeonato do Mundo, no início de agosto, na Escócia”, esclarece Pedro Vigário.
Os corredores da Seleção Nacional vão competir em três provas, todas no domingo. Às 7h30 é a vez de Ana Santos, na corrida de sub-23 femininas. Duas horas mais tarde entram em ação Diogo Neves e João Cruz, no mesmo escalão, mas em masculinos. Ricardo Marinheiro veste as cores nacionais entre a elite, a partir das 14h30.
Além dos corredores que vão representar a Seleção Nacional, estão inscritos mais quatro portugueses para Val di Sole. No XCO vão competir Raquel Queirós (também no XCC) e Roberto Ferreira. No downhill competirão Gonçalo Bandeira e Nuno Reis.