Portugal teve uma estreia positiva no Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista de Juniores e Sub-23. No primeiro dia de competição, os quatro representantes da seleção nacional conseguiram resultados positivos, com destaque para o quinto lugar de João Martins.
Na estreia na categoria sub-23 num Europeu, João Martins, que já tinha estado em destaque como júnior na competição de 2022 com um quarto lugar em Omnium, conseguiu a quinta posição na prova de eliminação de sub-23 masculinos com uma corrida de excelência. Tim Torn Teutenberg (Alemanha) sagrou-se campeão europeu, Gianluca Pollefliet (Bélgica) garantiu a medalha de prata e Elmar Abma (Países Baixos) ficou com o bronze.
A primeira participação portuguesa, porém, aconteceu na prova de juniores femininas de Scratch, por intermédio de Raquel Dias. A jovem lusa estreou-se em Europeus com um nono lugar, depois de ter conseguido fugir a uma queda que afetou cinco ciclistas durante a corrida. O pódio da disciplina ficou completo com Magdalena Fuchs (Alemanha), primeira, Vittoria Grassi (Itália), segunda, e Laerke Expeels (Bélgica), terceira.
Na segunda final do dia foi a vez de Beatriz Roxo competir na prova de eliminação individual de sub-23 femininas. A portuguesa ainda aguentou as primeiras voltas, mas acabou por ser eliminada na 15.ª posição. Maike van der Duin (Países Baixos) conquistou a medalha de ouro, Katrijn de Clercq (Bélgica) ficou com a prata e Nora Tveit (Noruega) com o bronze.
Portugal competiu ainda na prova de Scratch de juniores masculinos. Rodrigo Neves, também em estreia em Europeus, conseguiu manter-se no pelotão ao longo de toda a corrida e terminou no 15.º lugar. A prova foi vencida pelo italiano Davide Stella, com o turco Ramazan Yilmaz a ficar na segunda posição e o francês Pablo Laruelle na terceira.
“Os atletas mais jovens, ainda em processo de aprendizagem, tiveram uma atitude muito boa em competição. Procuraram sempre melhorar e tiveram um bom desempenho. O destaque do primeiro dia foi o João Martins, que fez uma corrida de excelência até praticamente ao final da prova. Cumprimos os objetivos para o primeiro dia e estou muito satisfeito com o desempenho de todos”, analisou o selecionador nacional Gabriel Mendes.
Nas provas de perseguição individual de sub-23, nas quais Portugal não teve qualquer representante, o belga Noah Vandenbranden conquistou o ouro em masculinos e os britânicos Josh Charlton e Joshua Tarling ficaram com a prata e o bronze, respetivamente. Kate Richardson (Grã-Bretanha), Olga Wankiewicz (Polónia) e Leila Gschwentner (Áustria) completaram o pódio feminino por esta ordem.
A equipa das quinas também não participou nas provas de velocidade por equipas de juniores. A Grã-Bretanha destacou-se na prova feminina, seguida de Alemanha e Itália. Já na corrida masculina, a Alemanha garantiu a medalha de ouro, à frente de França e Bélgica.
O Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista, que começou esta terça-feira, vai continuar até domingo, no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia.