Ao quarto dia, Diogo Narciso voltou a destacar-se no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23 ao somar um sétimo lugar, melhor resultado luso do dia, que juntou à medalha de prata conquistada na corrida de scratch de sub-23 masculinos no segundo dia da prova.
Diogo Narciso já tinha conquistado a prata por duas vezes nesta disciplina e procurou voltar a ser feliz, com vários ataques ao longo dos 40 quilómetros percorridos na pista. No entanto, numa corrida confusa e muita partida, acabou por terminar na sétima posição, tendo somado 24 pontos, todos através de sprints. Noah Vandenbranden (Bélgica) sagrou-se campeão europeu, com 49 pontos, à frente de Niccolo Galli (Itália) e Maximilian Schmidbauer (Áustria).
Na corrida por pontos de sub-23 femininas, Beatriz Roxo terminou na 13.ª posição. A jovem portuguesa somou dois pontos ao longo da prova, conquistados no sétimo sprint, e passou a meta final em 11.ª, o que lhe permitiu ficar à frente de duas atletas com a mesma pontuação. Lara Gillespie (Irlanda), com 49 pontos, conquistou o outro, Maike van der Duin (Países Baixos) a prata e Tetiana Yashchenko (Ucrânia) o bronze.
O dia teve várias corridas a envolver ciclistas portugueses, uma vez que Gabriel Baptista e Marta Carvalho disputaram as provas de omnium de juniores masculinos e femininas, respetivamente, o que implicou a participação de cada um deles nas quatro corridas da disciplina: scratch, corrida de ritmo, eliminação e corrida por pontos.
Marta Carvalho foi a primeira a entrar em prova, na corrida de scratch, na qual conseguiu manter-se no pelotão, terminando em nono lugar e somando 24 pontos. Na corrida de ritmo, a jovem portuguesa não venceu qualquer sprint e foi sétima a passar a meta final, o que lhe permitiu terminar na 10.ª posição e somar 22 pontos. Já na eliminação, foi a segunda a ser eliminada, ficando em 16.ª e somando 10 pontos. Na última prova, a corrida por pontos, Marta Carvalho conseguiu pontuar em dois sprints e somou cinco pontos, terminando o omnium com 61 pontos, na 11.ª posição. O ouro ficou para Helene Hesters (Bélgica), a prata para Cat Ferguson (Grã-Bretanha) e o bronze para Clemence Chereau (França).
Gabriel Baptista começou por conseguir um 12.º lugar no scratch, tendo chegado com o pelotão e somado 18 pontos. O jovem luso esteve em bom plano na corrida de ritmo, conseguindo dobrar o pelotão por uma vez, o que o permitiu somar 20 pontos e terminar em quinto lugar. Na eliminação individual, terminou em 16.º e reuniu 10 pontos. Por fim, na corrida por pontos, voltou a conseguir 20 pontos e ainda adicionou mais um ponto no sprint. No total, registou 81 pontos no somatório das quatro provas, correspondentes ao 10.º lugar final. Hector Alvarez (Espanha) ficou com o ouro, Metteo Fiorin (Itália) com a prata e Dawid Latkowski (Polónia) com o bronze.
“A Marta Carvalho e o Gabriel Baptista estão a fazer uma corrida de ominum num Campeonato da Europa pela primeira vez. Estão a ganhar experiência e aprender a competir. Nota-se a progressão e estou satisfeito. Enfrentaram um nível bastante elevado e penso que corresponderam de uma forma positiva”, começou por explicar Gabriel Mendes.
“O Diogo Narciso fez uma corrida extremamente exigente, que teve várias fases e foi algo confusa até determinado momento. Nós vínhamos com a perspetiva de estar nos lugares cimeiros e lutar por uma medalha porque o Diogo foi vice-campeão europeu no ano passado. A corrida não se desenvolveu dessa forma, mas ele deu o melhor de si e esteve bem. A Beatriz Roxo fez esta corrida pela primeira vez e conseguiu pontuar e estar no ritmo do pelotão principal. Estão a progredir e é esse o caminho”, acrescentou o selecionador nacional.
O quarto dia de Campeonato da Europa contou ainda com duas provas de velocidade individual, nas quais Portugal não teve qualquer representante. Pete-Collin Flemming (Alemanha) venceu a corrida masculina de juniores, terminando à frente de Oliver Pettifer (Grã-Bretanha) e Etienne Oliviero (França), e Alessa-Catriona Pröpster (Alemanha) conquistou o ouro na corrida feminina, à frente de Emma Finucane (Grã-Bretanha) e da compatriota Clara Schneider (Alemanha). E com uma prova de 500m contrarrelógio de juniores femininas, na qual Viorica Georgette Rand (Grã-Bretanha) levou a melhor, com 35’520 e uma média 50.675 km/h, superando Marie Louisa Drouode (França) e Bent Henriette Lürmann (Alemanha).
Este sábado (15 de julho), Portugal volta a entrar em prova no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, com quatro representantes. Daniela Campos e João Martins vão participar nas provas de omnium de sub-23 e Patrícia Duarte e Leonardo Neves nas corridas por pontos de juniores.