Daniel Tenorio (GSport+Vatios) foi o vencedor da primeira etapa da 17.ª Volta a Portugal de Juniores, que arrancou esta quinta-feira e vai prolongar-se até domingo, na região das Beiras e Serra da Estrela. O ciclista espanhol foi o mais rápido, tendo superado Finlay Hawker (ABTF Betão/Bairrada) na chegada ao Fundão.
A primeira etapa da corrida mais importante do calendário nacional de sub-19 ligou a Covilhã ao Fundão, num total de 111 quilómetros, e teve oito ciclistas a fugirem bem cedo: Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) e Finlay Hawker (ABTF Betão/Bairrada), Daniel Tenorio (GSport+Vatios), Bruno Lopes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), João Tomásio (Santa Maria da Feira/Segmento D`Época/Reol), Jannik Heller (UV Auch Gers Gascogne), Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), Pablo Lospitao (ElectroMercantil-Gr100).
Ao fim de uma hora, os jovens ciclistas seguiam com uma média de 40,2 km/h e o grupo de fugitivos tinha estabilizado a vantagem em 1m45s. Após o primeiro prémio montanha, de terceira categoria, em Penamacor, ao quilómetro 44,2, vários elementos colaram no grupo da frente, mas houve dois ciclistas que conseguiram fugir e ganhar alguma vantagem. Na segunda meta volante, ao quilómetro 85,6, que coincidiu com a primeira passagem pela meta, Daniel Tenorio e Finlay Hawker já seguiam com uma vantagem de cerca de dois minutos para um grupo numeroso de perseguidores e de quatro minutos para o pelotão.
Parecia claro que ia ser uma luta a dois e foi mesmo. Os dois ciclistas aguentaram a fuga até ao final, altura em que disputaram o triunfo ao sprint. Aí, Daniel Tenorio foi o mais rápido, com dois segundos de vantagem sobre Finlay Hawker, segundo classificado, e 50 segundos sobre Pablo Lospitao, terceiro.
“A Volta a Portugal é muito prestigiada, estou muito contente pela vitória. O trajeto foi muito difícil, com estradas estreitas e muitas subidas. O objetivo agora é manter a liderança e ganhar a Volta”, afirmou o ciclista vencedor no final da etapa.
Daniel Tenorio assumiu assim a liderança da classificação geral da prova – contabilizadas as bonificações, tem três segundos de vantagem sobre Hawker e 58 sobre Lospitao – e vestiu a camisola amarela, sendo ainda o líder da montanha. Nas restantes classificações, Finlay Hawker destacou-se nos pontos, nas metas volantes e na juventude. A melhor equipa, ao fim desta primeira etapa, é a ElectroMercantil-Gr100, de Espanha.
Esta sexta-feira será dia de jornada dupla. De manhã corre-se o primeiro setor da segunda etapa, 73,5 quilómetros, entre Penamacor (10h00) e o Sabugal (12h00), no qual uma subida próxima da meta (Sortelha, a 13,7 km da chegada) deverá impedir uma disputa massiva. O segundo setor será um contrarrelógio individual de 15,4 quilómetros, no Soito, localidade do Sabugal, com início às 16h00.