Os corredores espanhóis continuam imparáveis na Volta a Portugal de Juniores. No primeiro setor da segunda etapa, disputado na manhã desta sexta-feira, entre Penamacor e Sabugal, a etapa foi conquistada por Pablo Lospitao (Electromercantil/GR100), enquanto o compatriota Daniel Tenorio (GSport + Vatios) reforçou o comando na geral individual.
Após um início de etapa calmo, a passagem pela meta volante de Penamacor abriu as hostilidades. Foi a partir desse ponto quente da etapa, ao quilómetro 25,8, que se deu a principal fuga da jornada.
Dez corredores saíram do pelotão e conduziram a corrida até à meta, embora a contagem de montanha, colocada na Sortelha, a 13,7 quilómetros da meta, tenha mudado ligeiramente a configuração da corrida.
Alguns dos ciclistas que pedalavam na frente atrasaram-se e do pelotão chegaram-se à frente, Pablo Lospitao e Daniel Tenorio. Na luta pela vitória na etapa, Pablo Lospitao foi o mais forte, seguido por José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e por Daniel Tenorio.
O primeiro setor da segunda etapa deu mais brilho à camisola amarela de Daniel Tenorio, que dispõe de uma margem de 51 segundos sobre Pablo Lospitao. O terceiro, a 1m07s, é Finlay Hawker (ABTF Betão/Bairrada), a 1m07s.
Pablo Lospitao é o primeiro na geral por pontos, Daniel Tenorio acumula a geral individual com a classificação da montanha, Finlay Hawker é o melhor júnior de primeiro ano e a Electromercantil/GR100 encima a tabela coletiva.
O segundo setor da segunda etapa corre-se a partir das 16h00 de hoje. Será um contrarrelógio individual de 15,4 quilómetros, com partida e chegada na aldeia do Soito, concelho do Sabugal.