João Anunciação (Alenquer/GDM/Anipura) é o primeiro camisola amarela do Grande Prémio Alves Barbosa, depois de se ter destacado dos demais no prólogo, um contrarrelógio individual de 9,5 quilómetros, em Montemor-o-Velho.
Na partida de mais uma edição de uma das principais provas do calendário de cadetes, que homenageia uma das principais estrelas do ciclismo português de todos os tempos, João Anunciação justificou o título de campeão nacional de contrarrelógio de cadetes e terminou na liderança, tendo percorrido o percurso em 11m26s.
O jovem ciclista do Alenquer/GDM/Anipura superou Dinis Martins (Caldas Ecosprint/Nutea), que ficou em segundo lugar a cinco segundos, e Gonçalo Costa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), que ficou a oito segundos e fechou o pódio. Esta passa também a ser a classificação geral da prova, sendo que, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact lidera entre as equipas, depois de ter conseguido colocar três ciclistas no top cinco da etapa.
A primeira etapa de fundo do 23.º Grande Prémio Alves Barbosa vai para a estrada este sábado, numa tirada de 77,6 quilómetros, com partida também em Montemor-o-Velho, às 15h, e chegada em Águeda, prevista para as 16h50.