José Borges (Clube BTT Matosinhos) e Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) conquistaram, este domingo, o Campeonato Nacional de Enduro presented by Shimano, em Cadafaz, Celorico da Beira, e sagraram-se campeões nacionais na categoria de elite.
No caso de José Borges, foi uma revalidação do título nacional de elites masculinos, depois de ter superado a concorrência de Jimmy Silva (Clube Futebol Carvalheiro) e Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira), segundo e terceiros classificados, respetivamente, a 14,515s e 01”12’677 dos 18”07’507 registados pelo ciclista do Clube BTT Matosinhos.
Já Ana Leite, na categoria femininas com mais de 17 anos, terminou a prova em 25”51’287, menos 02”30’899 do que Sara Ferreira (Maiatos), campeã nacional em 2022 e segunda classificada nesta edição, e menos 05”32’352 do que Raquel Ribeiro, terceira classificada.
Em juniores masculinos, foi Matias Camacho (Caniço Riders/Freeride Madeira) a sagrar-se campeão nacional, e em cadetes foram Joaquim Meneses (Bicisintra/GásMucifal) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que correu sem oposição, quem festejou a conquista do campeonato.
Em masters masculinos, Paulo Baptista (AD Galomar/Ferragens Vieira) venceu entre os ciclistas com mais de 30 anos, Miguel Pardal (Vasconha BTT Vouzela) nos 35, Ivan Silva nos 40, João Cordeiro nos 45 e Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) nos 50. Já nas masters femininas, categoria única, Hannah Heyse (BTT Loulé/Elevis) foi a mais rápida.
Destaque também para as bicicletas de assistência elétrica, com Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) a festejar em E-MTB masculinos 19/39, Dimitri Silva (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo) em E-MTB masculinos com mais de 40 anos e Corina Bachmeier (Caniço Riders/Freeride Madeira) em E-MTB femininas com mais de 30.
Por fim, nota para Francisco Ferreira (Caniço Riders/Freeride Madeira), que venceu entre os escolas/juvenis, e para o AD Galomar/Ferragens Vieira, que se destacou na classificação por equipas.