A disputa da primeira etapa da Brasil Ride Bahia foi acirrada. Com o tempo, mesclando chuva e momentos de estiagem, a disputa ficou ainda mais empolgante. A prova foi dividida em 3 baterias separadas por categorias, onde os competidores se lançaram nos 57 km e 760 m de altimetria.
© Rosita Belinky/ Brasil Ride
Apesar da pouca altimetria acumulada, a lama e obstáculos que se seguiram por toda a prova foram vencidos em 1h58m56, pelo holandês Hans Becking (Buff Megamo Team), o mais rápido do solo elite masculino. O português Tiago Ferreira (DMT Racing Team By Marconi – 2h01m11s) e o alemão Simon Stiebjahn (Singer Racing Team – 2h01m18s) garantiram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
“Estou super feliz por ter vencido a primeira etapa. O formato de Maratona de hoje me deixou mais tranquilo. O contrarrelógio, como nas outras edições, me deixa ansioso. Foi uma prova curta, comparada a toda a semana e fiz a etapa em duas horas. Agora o foco é me recuperar para o desafio de amanhã”, comemorou Hans Becking, primeiro lugar no pódio da elite masculina.
© Wladimir Togumi/ Brasil Ride
Mulheres – As mulheres também fizeram bonito. A elite feminina contou com a vitória da colombiana Monica Calderón, atual campeã panamericana de Mountain Bike Maratona (Cannondale Vas Arabay – 2h27m39s), seguida da espanhola Tessa Kortekaas (Cannondale Vas Arabay – 2h28m16s) e da baiana Paula Gallan (Gefpel/ Dantas Bikes – 2h34m19s). A colombiana – vencedora da etapa de hoje explicou que apesar do clima ser bem parecido com sua terra natal, a umidade foi um diferencial na competição. “A umidade me afeta mais. A mente estava dando conta, mas o corpo estava sofrendo. Fui ao limite, mas venci. Gostei muito da paisagem e me sinto em casa”, revelou Monica.
O mais jovem competidor da ultramaratona na Bahia, faz parte do Instituto Brasil Ride. O paulista de Botucatu, Gustavo Eduardo, aos 18 anos, falou sobre a emoção de sua primeira ultramaratona. “É muito emocionante porque eu cresci dentro da Brasil Ride. Faço parte do Instituto desde 2016 e pela primeira vez pude participar da Brasil Ride Bahia, por conta da idade. O Mario Roma, a equipe Brasil Ride e o Instituto sempre me apoiaram. Por estar nesse meio fazer esses 7 dias era um sonho. Os 5 dias de Conceição do Mato Dentro – MG foram emocionantes, mas correr nessa ultramaratona é incrível”, declarou.
© Ney Evangelista/ Brasil Ride
Gustavo contou como foi a primeira etapa e as dificuldades enfrentadas durante o percurso. “A etapa foi curta, mas com algumas dificuldades por conta do percurso com muita lama e raízes. Tem que ter cuidado, mas não pode deixar de fazer força e acompanhar os outros atletas”, finalizou ele, que compete na categoria Sub-23.
Briefing – O Diretor de Prova, Rafael Campos, passou as coordenadas da segunda etapa da Brasil Ride Bahia 2023. Amanhã (23) é o dia da etapa mais longa deste ano, largando à beira-mar, em Arraial d’Ajuda, às 7h; e finalizando no pórtico da Vila Brasil Ride, entre as montanhas de Guaratinga. Serão 134 km e 2.130 m de altimetria, além de muito singletracks, downhills, asfalto e estrada.
“O percurso também será diferente de todos os anos, com subidas e descidas concentradas a partir da segunda parte. Até o km 90, onde cruzaremos a BR-101 é predominantemente plano, com alguns boqueirões”, salientou, acrescentando como dica, para que os competidores mantenham um ritmo confortável.
© Rosita Belinky/ Brasil Ride
Pau-Brasil – O diretor de prova explicou que nos primeiros 12 km, o percurso segue o mesmo, depois a rota passa dentro do Parque Nacional do Pau-Brasil – o local possui cerca de 19 mil hectares e integra o Sítio do Patrimônio Mundial Natural ‘Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica’. Rafael informou que no local, com vistas deslumbrantes e muita natureza selvagem, os atletas farão a travessia de ponta a ponta do parque. “Para quem quiser acompanhar um pouco da prova, este é o local indicado”, revelou.
Rafael revelou que a estimativa é de que os primeiros atletas completem a prova em cerca de 5h30 e o tempo limite total para cruzar a linha de chegada é de 10h45 (17h45). “A logística desse dia também será diferente. Entre 5h30 e 6h30, os atletas deverão deixar as malas com a equipe Brasil Ride, nos caminhões na Rua Mucugê. A bagagem será entregue na chegada à Vila Brasil Ride, onde os competidores seguirão para as barracas – o lar dos ciclistas pelos próximos dias”, salientou, informando que o jantar e o cerimonial de premiação acontecem a partir das 19h, na Vila Brasil Ride.
Programação PodCast e Ao Vivo – Para acompanhar tudo o que acontece, diariamente na ultramaratona Brasil Ride Bahia, um PodCast e a programação ao vivo – a Brasil Ride Stage News – apresentam uma espécie de giro de notícias para contar cada etapa da competição, além de entrevistas prá lá de especiais. Ao todo serão oito programas, de sábado (21) a sábado (28) , transmitidos pelo YouTube (https://www.youtube.com/BrasilRideBR) da prova e pelo Facebook (https://www.facebook.com/BRASILRIDE). Não perca!
Confira a grade de programação da cerimônia de premiação:
Segunda – 23/10 – 20h
Terça – 24/10 – 19h
Quarta – 25/10 – 19h
Quinta – 26/10 – 20h
Sexta – 27/10 – 19h
Sábado – 28/10 – 20h
O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.
Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.
As Etapas da Ultramaratona:
2ª etapa, dia 23/10 – 134 km e 2.130 m de altimetria de Arraial a Guaratinga
3ª etapa, dia 24/10 – 58 km e 1.080 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 25/10 – 100,8 km e 2.440 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 26/10 – 63,4 km e 1.583 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis
6ª etapa, dia 27/10 – 19,6 km e 263 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
7ª etapa, dia 28/10 – 49,5 km e 470 m de altimetria em Arraial d’Ajuda