Avancini garante mais uma vitória na etapa e Tiago segue líder na geral

PARTILHJE

Outubro de 2023 – Se na 4ª etapa, os ciclistas da Brasil Ride Bahia sofreram com o calor escaldante, a etapa com o novo destino – Eunápolis se mostrou bem diferente. Já na noite do dia 25, quarta-feira, raios e trovões anunciavam a chuva, que veio na madrugada. O dia 26, amanheceu nublado ao ponto de nem conseguir ver os picos da maioria das montanhas e a Pedra do Oratório. Além de refrescar o tempo, Guaratinga parecia chorar com a partida dos competidores.

Foto: Alemão Silva/ Brasil Ride

Já no percurso, aqueles que gostam de desafios com muita lama se divertiram com os 63,4 km de distância e 1.583m de altimetria acumulada. Estradões delinearam sprints; singletracks e downhills fizeram os atletas pensarem o percurso, como se pensa muitas vezes a vida; e as subidas exigiram músculos e habilidade.

A elite veio colorindo o dia nublado e foi a vez de Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing – 02h31m25s) encher de verde-amarelo a chegada. Junto dele e por milésimos de segundo, o português Tiago Ferreira (Dmt Racing Team By Marconi – 02h31m25s). E, pela primeira vez no pódio desta edição, o espanhol Roberto Bou (Cannondale Vas Arabay – 02h31m57s) garantiu a terceira colocação.

Avancini explicou que para a elite a etapa foi menos decisiva que a antiga Guaratinga – Arraial. Mesmo com algumas subidas duras, a etapa foi tranquila, porém com poucas chances de tirar a diferença de tempo, por ser rápida.

“Foi uma etapa legal, tinha um trecho de single track bem divertido beirando o Rio, antes de chegar a Eunápolis. Para os amadores facilita, pois teve uma duração mais controlada e dinâmica. Hoje foi bem intenso e tentei alguns ataques, mas não tive condições de fazer a diferença em nenhum momento, porque o Tiago sempre respondeu. Em alguns momentos, eu consegui botar ele ali no vermelho, mas sem abrir grande diferença. Está bonita a disputa entre nós e temos extraindo o melhor um do outro durante essa semana. Independente do que aconteça nesses próximos dois dias eu vejo que está sendo uma disputa belíssima. Estou bem orgulhoso e é o que ficará na memória da gente para sempre desses meus 26 anos dedicados ao Esporte e profissionalmente praticamente 15 anos”, ressaltou.

A elite feminina não teve grandes surpresas, já que a dupla vice e campeã da etapa 5, a holandesa Tessa Kortekaas (Cannondale Vas Arabay – 03h16m17s), a colombiana Monica Calderón (Cannondale Vas Arabay – 03h18m07s). A novidade é a brasileira Sabrina Gobbo (03h36m28s), que chegou em 3º lugar, como na etapa 3 (Sete Voltas).

A chegada foi realizada na Casa Trancoso, onde a população eunapolitana e familiares dos participantes aguardavam ansiosos o abraço de boas-vindas.

Dentre os tantos aplausos com a chegada dos competidores, um chamou a atenção: Adriano Gonçalves Souza, de 25 anos, mais conhecido como Mineiro Bolt que realizou o sonho de conhecer o fundador da Brasil Ride, Mario Roma e os atletas Avancini e Tiago Ferreira. Conhecido como Mineiro Bolt, o gari contou sua história de superação e, de quebra, garantiu sua inscrição para a Maratona dos Descobrimentos, que vai disputar com a bike de Mário e o bretelle e jersey da Brasil Ride, presenteado pela CEO, Andrea Roma.

“É um prazer conhecer os melhores do mundo do ciclismo. Nem sempre temos condições de ir até onde estão, mas agora estão dentro de casa. O sentimento é de gratidão por poder tirar foto e fazer vídeos com eles. Até adiantei no trabalho para estar presente. Me emocionei quando ele me falou que vou correr com a bike dele (Mario Roma) na Maratona do Descobrimentos. Não tem coração que não se encha de lágrimas”, falou emocionado. Mineiro Bolt ainda fez uma participação especial no PodCast da Brasil Ride.

O evento contou ainda com a presença da Prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, além de representantes do legislativo e executivo municipal.

Logística – Entre Eunápolis e Arraial d’Ajuda existe uma distância de 55km. Para transportar os competidores, bikes e todos os pertences dos atletas, a Brasil Ride Bahia deslocou grandes esforços incluindo além dos caminhões, que já levam as malas para Guaratinga, 3 carretas para as bikes, além de ônibus que trouxeram comodidade, conforto e segurança para estes gigantes das duas rodas.

Premiação – A premiação teve um gostinho e palco diferentes. A logomarca da Brasil Ride chegou à igreja de N. Sra. d’Ajuda e encantou tanto os moradores e turistas quanto os atletas que puderam, desta vez sentir o calor do público, que lotou a praça para ver o pódio. Foi uma inspiração para muitos e fez a alegria de fãs que puderam estar perto dos ídolos do ciclismo. é a primeira vez que um evento ciclístico realiza esta interação com o público.

Foto: Ney Evangelista/ Brasil Ride

Luanderson de Jesus Santos, de 21 anos, é morador de Arraial e foi um deles. Ele participa este ano, pela segunda vez da Maratona dos Descobrimentos e se encantou com a premiação aberta ao público. “ É uma experiência diferente. A gente consegue se conectar com o atleta e tem uma proximidade, a visibilidade e a oportunidade de estar perto deles. Acompanho a Brasil Ride há 3 anos e já faz parte da minha vida”, relatou.

Rodrigo Braga é paulista e mora em Arraial. “Achei legal o formato, traz a galera e movimenta o local. Sou espectador da Brasil Ride há algum tempo. No ano passado, fiz fotos dos atletas aqui no mirante e escadaria.

Aliás, é amanhã (27), que acontece esta etapa, muito conhecida e acompanhada pelos moradores e entusiastas do MTB mundial. Inclusive sendo o dia da retirada de kits da Maratona dos Descobrimentos – das 9h e 17h, no Ginásio da Escola Municipal de Arraial d’Ajuda -, o movimento para ver as manobras na escadaria, deve ser intenso.

Segundo o diretor de prova, Rafael Campos, a 6ª etapa diferente do Cross Country dos últimos anos, será uma etapa de contrarrelógio. Serão 19,6 km e 263 m de altimetria acumulada, com uma volta única.

“Ele é um percurso conhecido por parte dos competidores. Passaremos pelo centro de Arraial, no Santuário de N. Sra. d’Ajuda e a descida e subida da escadaria. A largada será com intervalos de 1 minuto, conforme a classificação preliminar das outras etapas, com início às 10h, com chegada e final na Arena da Brasil Ride, na Uíki”, revelou, lembrando que o trânsito estará fechado, permitindo somente tráfego a pé ou de bike.

A premiação da elite acontece na Uíki e das categorias, no Ginásio. O jantar, cerimônia e briefing serão realizados a partir das 19h.

Programação PodCast e Ao Vivo – Para acompanhar tudo o que acontece, diariamente na ultramaratona Brasil Ride Bahia, um PodCast e a programação ao vivo – a Brasil Ride Stage News – apresentam uma espécie de giro de notícias para contar cada etapa da competição, além de entrevistas prá lá de especiais. Ao todo serão oito programas, de sábado (21) a sábado (28) , transmitidos pelo YouTube (https://www.youtube.com/BrasilRideBR) da prova e pelo Facebook (https://www.facebook.com/BRASILRIDE). Não perca!

Confira a grade de programação da cerimônia de premiação:

Sexta – 27/10 – 19h

Sábado – 28/10 – 20h

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

As Etapas da Ultramaratona:

6ª etapa, dia 27/10 – 19,6 km e 263 m de altimetria em Arraial d’Ajuda

7ª etapa, dia 28/10 – 49,5 km e 470 m de altimetria em Arraial d’Ajuda

Etapa 5 – Classificação do dia

Elite Masculina

1 – Henrique Avancini – Caloi Henrique Avancini Racing – 02h31m25s

2 – Tiago Ferreira – Dmt Racing Team By Marconi – 02h31m25s (00h00m00.253s)

3 – Roberto Bou – Cannondale Vas Arabay – 02h31m57s (00h00m31s)

Elite Feminina

1 – Tessa Kortekaas – Cannondale Vas Arabay – 03h16m17s

2 – Monica Calderón – Cannondale Vas Arabay – 03h18m07s (00h01m50s)

3 – Sabrina Gobbo – 03h36m28s (00h20m11s)

Classificação Geral

Masculina

1 – Tiago Ferreira – Dmt Racing Team By Marconi – (15h48m27s)

2 – Henrique Avancini – Caloi Henrique Avancini Racing – 15h49m37s (00h01m10s)

3 – Simon Stiebjahn – Singer Racing Team – 15h58m13s (00h09m46s)

Feminina

1 – Tessa Kortekaas – Cannondale Vas Arabay – 20h17m25s

2 – Monica Calderón – Cannondale Vas Arabay – 20h33m18s (00h15m52s)

3 – Eliane Resende – Gorgeous – 22h46m40s (02h29m14)

Ciclismo + TV