Diogo Santos conquistou ontem, em Pombal, o Campeonato Nacional de BMX Freestyle na categoria Pro +15, a mais importante em competição.
As condições meteorológicas adversas motivaram alterações ao programa deste Nacional, que deveria estender-se por dois dias. No entanto, foi necessário aproveitar o tempo menos chuvoso previsto para este sábado para a realização das provas desta disciplina olímpica de ciclismo num único dia.
Após o terceiro lugar na primeira edição do Campeonato Nacional, em 2022, Diogo Santos não deu a menor hipótese à concorrência neste sábado. Foi o único Pro +15 a somar mais de 80 pontos e fê-lo nas duas mangas.
O melhor resultado de Diogo Santos foi na apresentação inicial, com 88 pontos. Daniel Serra também esteve melhor na primeira manga, com 76,33 pontos que lhe valeram o segundo lugar. O terceiro classificado, com 72,67 pontos, foi Emmanuel Mendes.
A decisão na categoria Amador 13+ também se deu por larga margem. Igor Pereira ganhou, com 80,33 pontos, seguindo-se Afonso Cardoso, com 56,67, e Marco Oliveira, com 54,67. Nos menores de 13 anos, Francisco Fernandes foi o melhor rapaz e Madalena Cruz a única rapariga em prova.
Apesar de tratar-se de um Campeonato Nacional, a categoria Open permitiu a participação de estrangeiros, embora sem atribuição de títulos. O vencedor nesta categoria foi Paillard Sheim, com 63 pontos.