Ana Santos viveu um fim de semana de grande nível na Taça do Mundo de BTT, em Araxá, Brasil. Depois do quarto lugar no cross country curto (XCC), na sexta-feira, a portuguesa foi hoje a 11.º classificada na corrida de cross country olímpico (XCO) para sub-23 femininas.
Alinhando com o objetivo de melhorar a 14.ª posição da prova de há uma semana, também no Brasil, Ana Santos não desiludiu. Partindo da linha da frente, mercê do resultado no XCC, a ciclista da Seleção Nacional esteve sempre na discussão do top 10, mas foi vítima de dois percalços na parte final.
Tendo começado rodar no oitavo lugar, Ana Santos chegou a pedalar na sétima posição. Mas a corrida acabaria por revelar-se demasiado longa, com a portuguesa a ceder alguns lugares na última volta. Primeiro partiu um raio de uma das rodas e, por fim, já na entrada para a reta da meta e na discussão do décimo lugar, a betetista nacional sofreu uma queda.
Ana Santos cortou a meta no 11.º lugar, a 3m07s da alemã Kira Böhm, que se impôs com 12 segundos de vantagem sobre a canadense Emilly Johnston e com 36 segundos à melhor relativamente à italiana Valentina Corvi, segunda e terceira, respetivamente.
“A principal ilação que tirámos desta corrida é que a Ana Santos tem estado em crescendo, num nível muito alto. Foi belíssima jornada para ela aqui no Brasil. Os objetivos foram completamente atingidos”, considera o selecionador nacional, Pedro Vigário.
João Cruz disputou a prova masculina de sub-23, representando a equipa AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, concluindo a corrida no 38.º lugar, na volta do vencedor, a 7m02s do estadunidense Riley Amos, que ganhou em solitário.