Roberto Ferreira e Ana Santos, ambos da Guilhabreu MTB Team, festejaram o triunfo entre elites na terceira prova pontuável da Taça de Portugal de XCO (cross-country olímpico), em Lousada.
Entre a elite masculina, Roberto Ferreira completou as nove voltas ao percurso em 1h28m37s, menos 1m2s que Mário Costa, segundo classificado, e menos 1m50s que Diogo Neves (Guilhabreu MTB Team), terceiro e melhor sub-23.
Na elite feminina, Ana Santos, que foi também a melhor sub-23, destacou-se ao percorrer as sete voltas em 1h24m24s. Joana Monteiro chegou no segundo lugar, a 1m31s, e Lara Lois (RG Bikes Scott Team) completou o pódio, a dois minutos.
Nas categorias mais jovens, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) venceram em sub-19 e Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team) e Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) em sub-17.
Já em masters, Andreia Lopes (AEBTT Rio) e Luís Moura (SAERTEX Portugal/Edaetech) triunfaram em masters 30, Hannah Heyse (BTT Loulé/Elevis) e Carlos Ramos (Trepanelas/Prifer) em masters 40, António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em master 50 e Fernandes Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team) em master 60.
Em Paraciclismo, festejou Ricardo Mendes (Clube de Ciclismo de Vila Flor). Nota ainda para a Guilhabreu MTB Team, que venceu a classificação por equipas, à frente do BTT Loulé/Elevis e do Clube BTT Matosinhos.
A próxima etapa da Taça de Portugal de XCO terá lugar no Fundão, a 9 de junho, e será a penúltima da prova.