A neozelandesa Michaela Drummond (Arkéa-B&B Hotels) é a primeira Camisola Amarela Placard da Volta a Portugal Feminina, graças ao triunfo na primeira etapa da competição, que hoje ligou Canelas, Gaia, a Águeda ao longo de 96,4 quilómetros.
Aproveitando as estradas planas, a viagem fez-se a alta velocidade. Ninguém conseguiu fugir à frente do pelotão, mas houve muitas corredoras, que, vítimas do calor e do ritmo elevado, acabaram por ir perdendo o contacto com o grupo principal.
A equipa francesa Arkéa-B&B Hotels controlou a corrida, vencendo todas as metas intermédias através de Marie Le Deunff. As gaulesas ainda tiveram capacidade para comandar a aproximação à meta, em ligeira subida, colocando as suas corredoras em condições de triunfar na etapa.
Michaela Drummond correspondeu ao esforço das companheiras e venceu ao sprint, ao fim de 2h22m45s de prova (média de 40,518 km/h). A segunda classificada foi a colega de equipa Maurene Tregouet. O terceiro lugar ficou por conta de India Grangier (Team Coop-Repsol).
Com as bonificações da chegada e da meta volante, Michaela Drummond comanda com seis segundos de vantagem sobre Maurene Tregouet, seguindo-se India Grangier, a oito segundos. Michaela Drummond é também a dona da Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos.
A Arkéa-B&B Hotels iniciou a competição de forma dominadora, sendo também a primeira por equipas e tendo o primeiro lugar na montanha, por intermédio de Marie Le Deunff, e sendo a formação da portadora da Camisola Branca IPDJ, de melhor jovem, Maurene Tregouet.
Daniela Campos (Eneicat-CMTeam), sétima classificada, foi a melhor portuguesa, seguida de perto por Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo), 13.ª, lugares que repetem na geral, ambas a 12 segundos da comandante.
A segunda etapa vai disputar-se nesta quinta-feira. Serão 119,9 quilómetros, unindo a Mealhada (12h30) a Sever do Vouga (15h45), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.
(em atualização)